Asia

Geely quer elevar venda de veículo elétrico diante de menor demanda por carro a combustão

XANGAI (Reuters) – A chinesa Geely Automobile pretende aumentar a proporção de veículos elétricos em suas vendas totais para 50% em 2023, à medida que acelera sua estratégia de eletrificação em meio ao enfraquecimento da demanda por carros com motores a combustão.

Os veículos elétricos puros e os híbridos plug-in representarão mais de 30% das vendas mensais da Geely no segundo semestre deste ano, disse o presidente-executivo da empresa, Jerry Gan, a repórteres em um evento online nesta quinta-feira.

Um em cada cinco veículos da montadora vendidos no primeiro semestre eram totalmente elétricos ou híbridos. As vendas desses veículos aumentaram quase quatro vezes, em comparação com uma queda de 20% em vendas de veículos com motores a combustão, segundo a empresa.

A Geely, a montadora da China de maior destaque global devido aos investimentos do grupo na Volvo Cars e na Mercedes-Benz, registrou uma queda de 35% no lucro líquido do primeiro semestre.

A empresa disse que suas vendas de veículos ficaram abaixo das expectativas da administração, citando restrições sanitárias e escassez de semicondutores.

Esses desafios, juntamente com a intensificação da concorrência e o aumento dos custos de matérias-primas e baterias, devem pressionar as vendas até o final de 2022, disse a empresa.

A Geely registrou um aumento de 29% na receita do semestre encerrado em junho, para 58,18 bilhões de iuans, graças a melhores preços e variedade de produtos que compensaram as quedas nas vendas.

A empresa também está buscando expandir ainda mais as vendas no Sudeste Asiático e na Europa. As exportações aumentaram 64% no semestre e representaram 18% das vendas totais.

A montadora disse anteriormente que suas vendas anuais totais de veículos, incluindo os elétricos Zeekr e Geometry, devem atingir 3,65 milhões de unidades até 2025, sendo mais de 30% de veículos eletrificados.

(Por Zhang Yan e Brenda Goh)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI7H0SF-BASEIMAGE

To Top