Economy

Gestores de ativos reforçam controle sobre comunicação após repressão por bancos

Por Iain Withers e Sinead Cruise

LONDRES (Reuters) – Os gerentes de ativos estão reforçando controles sobre ferramentas de comunicação pessoal como o WhatsApp para tentar garantir que os funcionários cumpram normas de compliance ao fazerem negócios com clientes remotamente.

A maioria das empresas enquadradas em investigações envolvendo manutenção de registros e comunicações pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) e pela Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC) são bancos – que foram multados coletivamente ou reservaram mais de 1 bilhão de dólares para cobrir penalidades regulatórias.

Mas as empresas de fundos com bilhões de dólares em ativos também estão aumentando a fiscalização sobre como funcionários e clientes interagem.

A Reuters publicou no ano passado que a SEC estava investigando se os bancos de Wall Street haviam documentado adequadamente as comunicações relacionadas ao trabalho dos funcionários, e o JPMorgan foi multado em 200 milhões de dólares em dezembro por falhas “generalizadas”.

A gestora de ativos alemã DWS disse no mês passado que reservou 12 milhões de euros para cobrir possíveis multas dos Estados Unidos relacionadas a investigações sobre o uso por seus funcionários de dispositivos não aprovados e requisitos de armazenamento de dados, juntando-se a uma série de bancos que fazem provisões semelhantes, incluindo Bank of America, Morgan Stanley e Credit Suisse.

Fontes de várias outras empresas de investimento – descritas na comunidade financeira como o “buy-side” – incluindo Amundi, AXA Investment Management, BNP Paribas Asset Management e JPMorgan Asset Management, disseram à Reuters que implantaram ferramentas para manter todas as comunicações compatíveis entre funcionários e clientes.

Porta-vozes da SEC e da CFTC se recusaram a comentar se suas investigações podem se estender além dos bancos, mas fontes do setor esperam que as autoridades lancem suas redes mais amplas sobre todo o setor financeiro e até mesmo no governo.

BOM NEGÓCIO PARA ALGUNS

As regulamentações que regem as instituições financeiras foram ficando progressivamente mais rígidas desde a crise financeira global de 2008 e as empresas há muito gravam as comunicações dos funcionários de e para os telefones do escritório.

Essa prática tem como objetivo deter e descobrir infrações como insider trading e “front-running”, ou negociação de informações que ainda não são públicas, além de garantir as melhores práticas em termos de tratamento de clientes.

Mas com milhares de funcionários e sua clientela ainda trabalhando remotamente após o início da pandemia, algumas conversas confidenciais que devem ser gravadas correm o risco de serem inadvertidamente mantidas em canais informais ou não autorizados.

Brad Levy, presidente-executivo da empresa de software de mensagens corporativas Symphony, disse que as preocupações em gerenciar esse risco geraram um aumento no interesse por atualizações de software que tornam as conversas em ferramentas populares de mensagens graváveis, incluindo o WhatsApp.

“Muitos participantes do mercado têm requisitos de retenção e vigilância, então provavelmente terão uma visão, inclusive sendo mais proativos sem terem um alvo direto.”

A Movius, rival da Symphony, também disse que suas linhas de negócios especializadas em tornar o WhatsApp e outras ferramentas capazes de armazenar as conversas ​​mais que dobraram de tamanho no espaço de um ano, com vendas crescentes para gestores de ativos.

“Muitos reconheceram que você não pode confiar apenas em SMS e chamadas de voz”, disse o presidente-executivo da Movius, Ananth Siva, acrescentando que a empresa também busca trabalhar com outros setores altamente regulados, incluindo saúde.

Um porta-voz do BNPP AM disse que proibiu o uso do WhatsApp para comunicações com clientes devido à conformidade, considerações legais e de risco, incluindo o Regulamento Geral de Proteção de Dados.

(Reportagem adicional de Pamela Barbaglia)

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