Últimas Notícias

Ataque hacker: prefeitura do Rio transfere para outubro conversão de crédito da Nota Carioca em desconto no IPTU. Entenda

Depois de um ataque hacker atingir os sistemas municipais e deixar fora do ar ou com instabilidades diferentes serviços, a prefeitura do Rio prorrogou para outubro o prazo para que contribuintes que possuem créditos de ISS na Nota Carioca façam a conversão dos valores para abatimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023.

Na segunda-feira: Prefeitura do Rio retoma atendimentos nos Cras, com inscrições no CadÚnico, três semanas após ataque hacker

O calendário acontece, normalmente, durante o mês de setembro, mas esse ano irá valer entre os dias 1º e 31 de outubro. Segundo a Secretaria municipal de Fazenda, imóveis comerciais e residenciais podem ter até 100% de abatimento do tributo.

Os créditos possuem validade de dois anos fiscais. Por isso, serão consideradas as notas emitidas a partir de 1º de janeiro de 2020, desde que o Imposto Sobre Serviços (ISS) correspondente tenha sido pago pelo prestador de serviços. Os pontos são obtidos na compra de serviços, em estabelecimentos como academias, salões, planos de saúde e escolas, que gerem a Nota Carioca com o CPF do consumidor.

De acordo com a Fazenda, cerca de R$ 156 milhões em créditos da Nota Carioca estarão disponíveis aos contribuintes da cidade neste ano. Para realizar o procedimento, é necessário fazer o cadastro no site da Nota Carioca (www.notacarioca.rio.gov.br) e indicar o número de inscrição do imóvel no cadastro do IPTU – presente na guia de pagamento do imposto.

Leia tambem: Prefeitura do Rio restabelece serviços da Dívida Ativa após ataque hacker

Para direcionar os valores, é preciso ter no mínimo um real acumulado no sistema. O abatimento pode alcançar até mesmo imóveis com débitos do imposto, excluindo aqueles que têm apenas cobrança de Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo pendente.

Ainda é possível que mais de uma pessoa — mesmo que não sejam proprietárias do imóvel — direcionem seus créditos para um mesmo apartamento, loja ou casa, somando descontos.

Veja o passo a passo:

Invasão derrubou sistemas há quase um mês

Reportagem do EXTRA mostrou nesta quinta-feira (dia 8) que a invasão hacker, detectada pela prefeitura na madrugada do dia 15 de agosto, vai obrigar o município a substituir até 20 mil compitadores, o equivalente à metade de seu parque tecnológico, para normalizar todos os serviços afetados.

A troca será necessária para atualizar os softwares, garantindo assim que a “vacina” desenvolvida para eliminar ou evitar a invasão da rede seja realmente eficaz. A defasagem tecnológica ocorre porque esses computadores ainda rodam com o sistema operacional Windows 7, que entrou em linha em 2009 e deixou de ser atualizado pela Microsoft desde janeiro de 2020, inclusive com recursos que poderiam ajudar a evitar a contaminação.

Desde o ataque, alguns serviços foram restabelecidos, mas o sistema da prefeitura ainda opera com restrições. Uma página provisória foi liberada (https://site.prefeitura.rio/) e reune atualizações e informações sobre a retomada dos serviços.

To Top