Benefícios

Milagre da aposentadoria liberada pelo INSS: Entenda

INSS Saques Benefícios Auxílios
Joa_Souza/Istockphoto.com

Milagre da aposentadoria liberada pelo INSS: Entenda No dia da Reforma da Previdência eu estava lá em Brasília e não acreditei que a Emenda Constitucional foi aprovada daquele jeito. Eu falei: isso vai dar pano pra manga. Mas quer saber de uma coisa: esta é apenas uma das brechas da lei. “E ninguém pode reclamar agora, lei é para ser cumprida, não é?” indaga o advogado Hilário Bocchi Junior, especialista em previdência no Bocchi Advogados Associados.

Milagre da contribuição única

O segurado não age fora da lei quando planeja fazer uma contribuição pelo teto com o objetivo de descartar as contribuições menores dentro do PBC – Período Base de Cálculo com permissão prevista na EC 103/19.

Abuso

O INSS alega em Nota Técnica n. 07/2021 que se trata de comportamento abusivo efetuar contribuição com valor maior, mas não diz que foi abusivo reduzir o percentual da aposentadoria por idade de 70% para 60%, nem que a redução da aposentadoria por invalidez e da pensão por morte de 100% para 60% também seria.

OAB não aceita intimidação

A Ordem dos Advogados do Brasil disse que a Nota Técnica do INSS deve ser vista com apreensão por que limita o direito do cidadão de exercer um direito constitucional e que a advocacia previdenciária não será intimidada.

A OAB do Rio Grande do Sul pronunciou dizendo que, “Porém, escandalizou a advocacia previdenciária gaúcha a mencionada Nota Técnica acusar, expressamente, a advocacia previdenciária de estar orientando as pessoas a burlarem o regime contributivo que rege o RGPS, no que denominou de “comportamento abusivo”, inclusive citando escritórios de advocacia, em flagrante violação ao exercício profissional dos advogados citados

Hilário Bocchi Junior, especialista em previdência no Bocchi Advogados Associados.

To Top