Benefícios

FGTS pode usado para tratamento de doenças: Entenda como fazer o saque

pis fgts pasep inss dinheiro
rafastockbr/Shutterstock.com

FGTS pode usado para tratamento de doenças: Entenda como fazer o saque O Tribunal Regional Federal da 1ª Região autorizou um filho a utilizar seu saldo disponível no FGTS em benefício da mãe, que sofre de câncer maligno. A decisão foi baseada levando-se em conta que a mulher era dependente do filho e que este pagava as despesas médicas enquanto a genitora estava em tratamento.

FGTS para casa própria: Como ter meu saldo liberado?

Os requisitos de doença grave e dependência foram plenamente cumpridos para a liberação da conta do FGTS

O que é o FGTS

O desembargador Carlos Augusto Pires Brandão destacou que o valor pode ser sacado quando o trabalhador ou seu dependente é acometido com câncer.

FGTS: 15 oportunidades para os novos saques do benefício

Além, disso ele também trouxe o entendimento do Superior Tribunal de Justiça que garante a liberação do saque do FGTS em situações em que o direito fundamental do titular ou do dependente(neste caso, o direito à vida) está ameaçado, independentemente do cumprimento de algum requisito burocrático.

A exemplo, o magistrado relatou que o fato de não haver documento comprobatório de dependência( que seria um requisito burocrático) não impede a liberação dos valores, haja visto que se trata da genitora do autor e que padece de grave enfermidade.

Em suma, a turma julgadora reconheceu o recurso procedente.

Fonte: TRF1

DÚVIDAS E SUGESTÕES

www.hilariobocchijunior.com.br

E-mail: [email protected]

To Top