Benefícios

Cadatro Único agendado no Rio de Janeiro

Cadatro Único agendado no Rio de Janeiro Atendimentos do Cadastro Único (CadÚnico) – porta de entrada de programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família – passarão a ser feitos com data e hora marcadas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade do Rio. O agendamento pode ser feito pela internet ou na Central 1746 e já está disponível em unidades da Zona Sul e Grande Tijuca (veja a lista abaixo).

Segundo a Secretaria municipal de Assistência Social, após a fase de teste da plataforma CADRio (cadunico.rio/), o sistema irá gradativamente para as outras regiões da cidade. Os primeiros Cras atendidos pelo programa fazem parte da 2ª Coordenadoria de Assistência Social. Ao todo, são 10 regionais.

No site, basta inserir o número do CPF, nome completo, celular e bairro, além de selecionar o tipo de atendimento – novo cadastro ou atualização das informações. Por enquanto, é possível agendar atendimento em oito Cras da cidade:

  • Botafogo – Padre Veloso
  • Copacabana – Sebastião Teodoro Filho
  • Laranjeiras – Maria Lima de Castro Lima
  • São Conrado/Rocinha – Rinaldo de Lamare
  • Grajaú – Presidente Itamar Franco
  • Tijuca – Tijuca
  • Tijuca – Arlindo Rodrigues
  • Vila Isabel – Rosani Cunha

O objetivo da medida, de acordo com a prefeitura, é dar mais qualidade ao serviço, agilizando o atendimento e zerando a fila. No ano passado, em meio a alta procura de cadastro para recebimento do então Auxílio Brasil, cenas de cariocas pernoitando na porta dos Cras se tornaram comuns. As filas voltaram a ser registradas no mês passado quando o governo federal anunciou o bloqueio de 1,2 milhão de benefícios pagos a famílias identificadas como unipessoais no CadÚnico.

– O agendamento online representa uma economia de tempo para o cidadão e uma maior agilidade na prestação do serviço. Vamos ganhar eficiência no atendimento e reduzir filas. Já recebemos, só agora de manhã, cerca de 300 chamados – afirmou Tony Chalita, secretário de Transformação Digital e Integridade Pública, órgão responsável pela implementação do novo sistema.

To Top