Dicas de Saúde

Entenda se o uso do Shoyu faz mal

comida japonesa shoyu japones salmao sushi
Africa Studio/Shutterstock.com

Entenda se o uso do Shoyu faz mal O molho shoyu faz nasceu na culinária oriental, mas conquistou o paladar ocidental. O produto virou um tempero recorrente na mesa dos brasileiros, sendo usado na preparação de proteínas e para dar um gostinho a mais na salada. O problema é que o líquido tem altas concentrações de sódio, mineral associado à elevação da pressão arterial.

Uma colher de sopa de molho shoyu (15ml) tem mais de 900 mg de sódio. Já na sua versão light, a concentração de sódio cai para 700 mg, o que não deixa de ser muito, alerta Daniel Magnoni, o cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração (HCor) de São Paulo. O teor de sódio presente em 100 ml de shoyu pode ultrapassar um total de 5 gramas, quando o máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 2 gramas de sódio por dia — ou 2000mg.

Isso significa que três colheres de sopa de molho shoyu (45ml) já ultrapassam a quantidade máxima de sódio diária recomendada pela OMS.

Criado originalmente pelos chineses para conservar alimentos, o molho shoyu é preparado a partir de grãos de soja fermentados e salgados por salmoura.

Para não ultrapassar a recomendação diária da OMS de consumo de sódio, Magnoni recomenda não usar o molho shoyu para temperar comidas e saladas em casa. Em restaurantes onde são servidas comidas japonesas, a recomendação é misturar, naquela pequena bandeja, algumas gotas de shoyu a um limão espremido. E deve-se pincelar a mistura ao alimento e não mergulhas as peças à mistura.

    — Sempre saímos do restaurante japonês com sede e inchados. Isso ocorre por conta do consumo excessivo de molho shoyu — alerta o especialista.

    O cardiologista e nutrólogo recomenda que as pessoas olhem as embalagens dos produtos que vão consumir e somem a quantidade de sódio. Na hora de temperar a comida com o sal de cozinha, a recomendaçãod a OMS é não ultrapassar 5g de sal — cloreto de sódio.

    O especialista listou os produtos que possuem altíssimo teor de sódio:

    • Tabletes ou sachês de caldo de carne, frango etc: a quantidade de sódio varia de acordo com a marca e a quantidade, mas cada tablete ou sachê contém, em média, 1000mg de sódio. Ou seja, dois tabletes ou sachês já batem o limite máximo de consumo diário
    • Tempero do miojo: o macarrão instantâneo temperado com o pó que vem junto tem, em média, 1400mg de sódio. Comer dois miojos por dia extrapola 50% a quantidade diária recomendada pela OMS
    • Ketchup e mostarda: esses molhos têm, em média, de 120mg a 170mg de sódio em cada colher de sopa usada
    To Top