Mundo

Tensões aumentam no Uruguai com queda do nível da água

CANELONES, Uruguai (Reuters) – No reservatório Canelón Grande, uma importante fonte de água para Montevidéu, capital do Uruguai, os níveis de água estão tão baixos há tanto tempo que a grama agora cobre grande parte do que costumava ser um lago.

“É desolador”, disse o morador Mario del Pino, parado no meio do reservatório, cercado por ervas daninhas e terra rachada.

“A água costumava cobrir tudo o que você pode ver.”

O país sul-americano de 3,5 milhões de habitantes está se recuperando de sua pior seca em 74 anos, levando moradores frustrados a depender de água engarrafada.

A baixa pluviosidade forçou as autoridades a usar água de uma parte mais salgada do rio Santa Lucia, que fornece a maior parte da água potável do Uruguai, tornando a água da torneira imprópria para muitos.

“É horrível. Não dá para beber”, disse o professor Adrián Días, que compra duas ou três garrafas de água de 6,5 litros a cada duas semanas. “Minha esposa tem hipertensão, então é impossível ela beber essa água pela quantidade de sal que tem.”

A raiva pela escassez de água incitou vários protestos nas ruas da capital. Na concessionária de água estatal OSE, uma pichação diz “não é seca, é saque”.

“Há água, mas está em mãos privadas”, afirma uma faixa pendurada do lado de fora da OSE.

Federico Kreimerman, líder sindical da OSE, disse que o agronegócio é parcialmente culpado pelos problemas hídricos do Uruguai, explicando que a água do rio Santa Lucia é desviada para reservatórios privados para irrigação.

“A parcela de água para consumo humano é pequena”, declarou Kreimerman. “Os empresários do agronegócio represam o rio e usam para si.”

Neste mês, o governo do Uruguai declarou emergência hídrica, isentando impostos sobre a água engarrafada e ordenando a construção de um novo reservatório.

O governo também está distribuindo água potável para grupos vulneráveis ​​como escolas, asilos e hospitais, disse Gerardo Amarilla, subsecretário do Ministério do Meio Ambiente do Uruguai.

(Reportagem de Alejandro Obaldia)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ5T0LE-BASEIMAGE

To Top