Benefícios

Posso usar a internet para simular aposentadorias do INSS

meu inss celular aposentadoria previdencia social
Fotografia de MixVale.com.br

Posso usar a internet para simular aposentadorias do INSS A Calculadora INSS é uma ferramenta online que permite calcular o valor do benefício previdenciário para aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte e outros benefícios previdenciários. Para usar a calculadora, é necessário informar os dados do trabalhador, como renda, tempo de contribuição e tipo de benefício solicitado. O resultado é uma estimativa do valor do benefício e não garante o pagamento, já que a aprovação depende da análise de documentos e requisitos específicos estabelecidos pelo INSS. É importante destacar que a calculadora pode não refletir a situação atualizada da legislação previdenciária e é recomendável confirmar os valores com o INSS ou um especialista em previdência social.

É possível saber quanto tempo falta para aposentadoria por meio do simulador do site Meu INSS. A plataforma oficial do Governo Federal utiliza os dados registrados no CPF de cada cidadão e faz o cálculo automaticamente, seja por idade ou tempo de serviço. O recurso é útil para saber como fica a situação do trabalhador diante das novas regras de transição da aposentadoria, atualizadas para entrar em vigor em 2023. Para ter acesso à ferramenta, basta fazer login gratuito com a conta Gov.br. Confira, a seguir, como simular aposentadoria pelo site do INSS.

Simulador de aposentadoria: como saber quanto tempo falta para se aposentar

Passo 1. Acesse o site Meu INSS (meuinss.gov.br) e clique no botão “Entrar com gov.br”;

Passo 2. Com a tela de login aberta, informe seu CPF e clique em “Continuar”;

Passo 3. Digite a senha da sua conta Gov.br e clique em “Entrar”;

Passo 4. Após o login, clique em “Simular Aposentadoria”;

Passo 5. Veja na tela quanto tempo falta para se aposentar por tempo de serviço e por idade, de acordo com cada regra da transição da previdência;

Passo 6. Clique em uma das opções e veja os detalhes do cálculo da aposentadoria. Fonte: G1

To Top