Mundo

Declaração de cúpula da Otan diz que “futuro da Ucrânia está na Otan”

Por Sabine Siebold e Andrew Gray e John Irish

VILNIUS (Reuters) – Os líderes da Otan concordaram em uma cúpula em Vilnius, na Lituânia, que o futuro da Ucrânia está dentro da aliança militar, mas não concederam a Kiev um convite ou cronograma de adesão que o país buscava.

Ao mesmo tempo, a Otan eliminou a exigência de que a Ucrânia cumpra o chamado Plano de Ação de Adesão (MAP), removendo efetivamente um obstáculo no caminho de Kiev para a aliança.

“O futuro da Ucrânia está na Otan”, disse uma declaração aceita pelos líderes nesta terça-feira, acrescentando que a integração euro-atlântica de Kiev ultrapassou a necessidade de um Plano de Ação para a Adesão.

“Estaremos em posição de estender um convite à Ucrânia para se juntar à aliança quando os aliados concordarem e as condições forem atendidas”, disse a declaração.

Embora os líderes não tenham especificado as condições que a Ucrânia precisa cumprir, eles disseram que a aliança ajudará Kiev a progredir na interoperabilidade militar, bem como em reformas adicionais do setor democrático e de segurança.

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ6A0LF-BASEIMAGE

To Top