Mundo

Prefeito de Nova York nomeia primeiro comissário de polícia hispânico da cidade

(Reuters) – O prefeito de Nova York, Eric Adams, nomeou nesta segunda-feira o chefe de polícia interino Edward Caban como o primeiro comissário de polícia hispânico da cidade em seus 178 anos de história, responsável por supervisionar o maior departamento policial dos Estados Unidos. 

Adams, ex-capitão da polícia da cidade de Nova York, apresentou Caban, de 55 anos, durante uma coletiva de imprensa, e disse que Caban tem sido fundamental para os esforços do departamento para diminuir o crime após a pandemia do Covid-19. 

“O comissário Caban é realmente um dos melhores de Nova York, um líder que entende a importância da segurança e da justiça”, disse Adams, observando que crimes graves estão ocorrendo na cidade neste verão. 

A quantidade de crimes caiu na cidade de Nova York nos últimos três meses, incluindo uma queda de 17% nos incidentes de violência armada e uma queda de 3% nos homicídios em junho em comparação com o mesmo mês de 2022, mostraram dados do departamento. 

Caban interveio após a surpreendente renúncia no mês passado de Keechant Sewell, a primeira mulher a liderar o departamento, após 18 meses no cargo. Ela não ofereceu motivos para sua saída.  

Caban começou sua carreira policial em 1991 como patrulheiro no bairro do South Bronx e vem de uma família de policiais, incluindo seu pai, um ex-detetive do Departamento de Trânsito de Nova York, e três irmãos que ingressaram no departamento de polícia da cidade. 

Sua carreira começou como um “jovem portorriquenho de Parkchester, de pé em South Bronx, assim como milhares que vieram antes de mim e milhares que vieram depois de mim”, disse ele, ao lado de seu pai. “Naquela época, os principais chefes deste departamento não se pareciam comigo.” 

(Reportagem de Brendan O’Brien, em Chicago)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ6G0SV-BASEIMAGE

To Top