Benefícios

Quem pode entrar no Tarifa Social para descontos na conta de luz

Conta de Luz Energia Aneel/Shutterstock.com
Sendo Serra/Shutterstock.com

Quem pode entrar no Tarifa Social para descontos na conta de luz Cerca de 600 mil famílias de 31 municípios do estado do Rio têm direito a se cadastrar no programa na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que concede descontos de até 65% na conta de luz , mas ainda não o utilizam. A projeção é da concessionária de energia Light.

A empresa possui cerca de 859 mil clientes cadastrados na modalidade e, somente nos cinco primeiros meses do ano, cadastrou mais de 75 mil famílias. Com o objetivo de localiza-las, a Light realiza uma busca ativa para identificar os clientes que se enquadram nos requisitos necessários para aplicação da TSEE.

De acordo com dados da empresa, em 2022, a Light registrou um crescimento líquido de mais de 40% de inscritos na TSEE, passando de 557.136 em janeiro para 783.611 em dezembro. Neste ano, a empresa segue com estas ações para beneficiar mais famílias.

A concessionária ressalta que as famílias que já têm a Tarifa Social devem manter seus dados sempre atualizados junto aos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) de seus municípios de residência para não perder o benefício.

Como se cadastrar

Para solicitar o benefício, o cliente deve reunir alguns documentos (NIS ou BPC, CPF, Documento de Identificação Oficial com foto, e o número da instalação que aparece na conta de energia da Light. Em seguida, deve entrar em contato com a empresa por meio de um dos seguintes canais de atendimento:

Agência Virtual: https://agenciavirtual.light.com.br/portal/

WhatsApp com auxílio da Lia, assistente virtual da companhia (21) 99981-6059

Disque-Light: 0800-021-0196

Tarifa de energia

A concessionária diz que a tarifa final do consumidor da Light contém 41% de encargos e impostos. A parte que cabe à distribuidora representa 19% da composição da tarifa.

Assim, do total de 100 reais de uma conta de luz, apenas 19 reais ficam com a Light para realizar o serviço de distribuir energia a todos os clientes, pagar funcionários, fornecedores e prestadores de serviço de energia. Os outros 81 reais são totalmente repassados para o pagamento das despesas associadas ao setor de energia.

To Top