Benefícios

Como o trabalhar pode ter a certidão para saque do PIS e FGTS?

FGTS
gideonijunior / Shutterstock.com

Como o trabalhar pode ter a certidão para saque do PIS e FGTS? Os beneficiários de aposentadoria, pensão por morte ou Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) — pago a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, desde que comprovem baixa renda — já podem solicitar a certidão para saque do PIS/Pasep/FGTS por meio do aplicativo ou do site Meu INSS.

Para isso, basta acessar a ferramenta usando a senha da plataforma Gov.br e selecionar o serviço Certidão para saque de PIS/Pasep/FGTS.

“Se a certidão já estiver disponível no sistema, será possível salvar o documento no computador e imprimir uma cópia na mesma hora”, explica o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

No entanto, se ainda não estiver no disponível, diz o órgão, o próprio sistema fará a solicitação. De acordo com o INSS, em até sete dias a certidão estará liberada.

O instituto explica que o serviço continuará disponível pela central telefônica 135. Neste caso, o documento será entregue em casa, por carta, num prazo aproximado de 20 dias.

“O diferencial é que agora, além de receber o documento pelos Correios, também será possível acessá-lo pela internet no Meu INSS em até sete dias após a solicitação pelo 135”, informa o INSS.

COMO PEDIR O SERVIÇO

Entre no Meu INSS

lique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço que você quer

Na lista, clique no nome do serviço/benecio

Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções

Tenha em mãos

Documento de idenficação com foto (Identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho e CPF)

Se for procurador ou representante legal: procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda)

Documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante – Fonte: Extra Globo

To Top