Internacional

Dinamarca buscará “ferramenta legal” para evitar queima do Alcorão

COPENHAGUE (Reuters) – O governo dinamarquês buscará “encontrar uma ferramenta legal” que permita às autoridades impedir a queima de cópias do Alcorão na frente das embaixadas de outros países na Dinamarca, disse o ministro das Relações Exteriores, Lars Lokke Rasmussen, à emissora nacional DR no domingo.

“As queimas são atos profundamente ofensivos e irresponsáveis cometidos por poucos indivíduos, que não representam os valores sobre os quais a sociedade dinamarquesa é construída”, disse Rasmussen separadamente em um comunicado.

“O governo dinamarquês irá, portanto, avaliar a possibilidade de intervir em situações especiais onde, por exemplo, outros países, culturas e religiões estejam sendo insultados, e situações em que podem ter consequências negativas significativas para a Dinamarca, principalmente no que diz respeito à segurança”, disse ele.

A Dinamarca e a Suécia se viram no centro das atenções internacionais nas últimas semanas após protestos anti-islâmicos em que o Alcorão, o livro sagrado muçulmano, foi danificado ou queimado, ofendendo os muçulmanos em todo o mundo.

Ambos os países disseram que lamentam a queima do Alcorão, mas não podem impedi-la sob as regras que protegem a liberdade de expressão.

(Por Louise Breusch)

To Top