Internacional

Tufão se aproxima de Okinawa, no Japão; voos são cancelados e milhares de pessoas deslocadas

TÓQUIO (Reuters) – Voos foram cancelados e dezenas de milhares de pessoas foram aconselhadas a deixar suas casas nesta terça-feira, quando o poderoso tufão Khanun se aproximou da cadeia de ilhas de Okinawa, no sul do Japão, ameaçando a região com chuvas torrenciais e ventos fortes até quinta-feira.

Moradores de uma ampla faixa da província tropical, um destino turístico popular a cerca de 1.600 km a sudoeste de Tóquio, foram aconselhados a deixar o local quando a tempestade, com ventos superiores a 200 km por hora,  moveu-se lentamente para o noroeste.

Na capital de Okinawa, Naha, o aeroporto foi fechado e todos os voos — cerca de 900 –, cancelados, informou a TV Asahi. Pelo menos 20.000 pessoas também foram afetadas pelos avisos de retirada da cidade, disseram autoridades.

O vento e a chuva aumentavam na noite de terça-feira no local, e a previsão é que a tempestade se intensifique na quarta-feira.

O caminho da tempestade permanece imprevisível. Alguns meteorologistas afirmam que pode afetar o leste da China no final desta semana, enquanto a emissora pública japonesa NHK informou que poderia virar para o leste, afetando potencialmente as principais ilhas do Japão.

A tempestade chega durante o pico da temporada turística de verão, que neste ano viu o número de visitantes retornar aos níveis pré-pandêmicos. Okinawa é frequentemente atingida por tufões, mas geralmente no final do ano.

Imagens de televisão mostraram que a maioria das ruas de Naha estava deserta enquanto a chuva batia na calçada. 

Okinawa abriga a maior parte das forças dos Estados Unidos no Japão, e a Base Aérea de Kadena — uma das maiores instalações — alertou seus funcionários a tomarem todas as precauções necessárias.

O clima severo afetou outras áreas do Japão na segunda-feira, com uma tempestade atingindo Tóquio e arredores, deixando cerca de 15.000 residências sem energia.

(Reportagem de Elaine Lies)

To Top