Esportes

Basquete: Brasil avança na Copa, mas cai em grupo fortíssimo

Esporte Basquete
Brocreative/Shutterstock.com

Basquete: Brasil avança na Copa, mas cai em grupo fortíssimo Na próxima fase, seleção cai em grupo difícil com Espanha, Canadá e Letônia em busca de duas vagas para as quartas de final. Resultados da primeira fase serão levados adiante.

Ao Brasil, só restava vencer para seguir adiante na Copa do Mundo masculina de basquete. Em Jacarta, nesta quarta-feira, a seleção sofreu, especialmente no primeiro e no último quarto, mas derrotou a Costa do Marfim por 89 a 77. O resultado classificou a equipe de Gustavo De Conti para a segunda fase do Mundial e manteve o sonho da vaga olímpica para Paris 2024. Os brasileiros voltam à quadra na sexta-feira, às 10h30, contra o forte Canadá. Na primeira fase, foram duas vitórias (Irã e Costa do Marfim) e uma derrota (Espanha).

Próximos passos

Os resultados da primeira fase serão carregados para a segunda, quando os times do Grupo G, o do Brasil, cruzam com os do Grupo H – Canadá e Letônia (adversária de domingo, às 6h45) já estavam classificados na outra chave e se juntam a Espanha e ao Brasil. Dessas quatro equipes, duas vão seguir adiante no Mundial, avançando para as quartas de final. Os brasileiros perderam para os espanhóis, na primeira fase, por 18 pontos.

O grupo de Gustavo De Conti também busca a classificação olímpica na Copa do Mundo. Para as Américas, serão distribuídas apenas duas vagas e estas ficarão com as duas equipes de melhor campanha na Copa. O Brasil está na briga com Estados Unidos, Canadá (diretamente), Porto Rico e República Dominicana – Venezuela e México já estão eliminados na primeira fase da Copa do Mundo. O Brasil não disputa as Olimpíadas desde 2016, quando o Rio de Janeiro recebeu a competição e ganhou a vaga por ser sede.

Mesmo se não conseguir vaga olímpica via Copa do Mundo, o Brasil terá nova chance. Por estar entre os melhores 16 do Mundial, com a classificação para a segunda fase, a seleção se garantiu, ao menos, no Pré-Olímpico mundial, em junho de 2024. Serão 24 times divididos em quatro torneios, em que apenas o campeão de cada chave irá a Paris 2024.

O jogo

A seleção decidiu classificação diante de uma equipe que tinha um retrospecto de apenas duas vitórias em 22 jogos em Copas do Mundo de basquete. Mas a Costa do Marfim encaixou três bolas de três pontos com somente 1m40s de jogo, abrindo 9 a 5. O Brasil – que havia liderado no primeiro quarto com 5 a 4, depois de uma bola de três de Tim Soares – passou à frente novamente quando faltavam 4m16s para o fim da etapa: 16 a 15, num lance livre de Georginho. No restante dos primeiros 10 minutos, total vantagem dos marfinenses, que venceram o período por 25 a 23.

Os africanos alcançaram 30 a 25 no segundo quarto, mas o Brasil foi empatar em 30 pontos, com Yago. A seleção só recuperou o placar na metade final do período, de novo graças a Yago, com uma cesta e uma bola de três: 39 a 35. O brasileiro tinha, então, 16 pontos e três assistências. A seleção – com a quinta bola de três de Yago – chegou a 47 a 39. No fim, vitória brasileira no segundo período por 50 a 46.

Yago sente dores no joelho no 3º quarto

À frente, a seleção manteve o domínio no terceiro quarto. Com lances livres de Felício, os brasileiros chegaram a 65 a 50, até então a maior diferença no jogo. Nos últimos 3m40s, o Brasil tinha 13 a 2. Yago – o melhor jogador brasileiro nesta quarta – sentiu dores no joelho direito, mancou em quadra quando a posse de bola era dos marfinenses, foi atendido e seguiu para o banco de reservas. Sem ele em quadra, a equipe africana descontou – a 2min05s, a liderança brasileira era de sete pontos (65 a 58). Baixou para cinco pontos (70 a 65) ao fim do período.

Yago voltou à quadra no último quarto. E mostrou por que fazia a diferença. A 5m40s, deu linda assistência para Caboclo cravar e marcar 74 a 65. Mas os marfinenses reagiram, aproveitando duas eliminações de brasileiros por cinco faltas e uma falta técnica, e encostaram: 74 a 71. Caboclo, de três, deu um respiro ao Brasil (77 a 71). Restava pouco menos de quatro minutos para o fim. A pressão seguiu sobre a seleção. Mas o Brasil tinha Yago, que fez 24 pontos. A 1m50s, em sua sexta bola de três em seis arremessos, ele fez 85 a 74. Era o suficiente. Com 89 a 77, o Brasil está na próxima fase da Copa do Mundo. Fonte: G1

To Top