Internacional

Quem é a brasileira de 20 anos que combate no exército de Israel contra o Hamas

Quem é a brasileira de 20 anos que combate no exército de Israel contra o Hamas

A brasileira Carolina Mendes, de 20 anos, que mora em Israel desde os 14 e integra as equipes de resgate do exército israelense, conversou com o g1 sobre a rotina durante esse período de conflito.

Apesar das grandes responsabilidades, Carol leva uma vida parecida com a de qualquer jovem: adora criar dancinhas no TikTok, onde tem mais de quatro mil seguidores; postar fotos de suas viagens no Instagram e mostrar os momentos românticos com o namorado.

Brasileira no exército de Israel diz ter perdido sete amigos em ataque do Hamas

De família judia no Ceará, ela resolveu ficar no país após concluir os três anos do ensino médio por lá. Carolina começou a cumprir o serviço militar aos 18 anos, etapa que é obrigatória também para mulheres

Israel e Hamas estão em guerra desde sábado (7), quando o grupo terrorista, que governa a Faixa de Gaza, invadiu Israel, matando e sequestrando civis.

Carolina estava na ativa como soldado do exército israelense quando o Hamas bombardeou Israel, deixando centenas de mortos e milhares de feridos no sábado. Ela integra as equipes de resgate e tem sido convocada para atuar como combatente.

‘A minha comandante começou a me ligar muitas vezes, até que ela falou que eu tinha que arrumar minha mala por um mês. Eu não sabia o que estava acontecendo, achei que era só bomba como sempre. Quando liguei a televisão, achei que a gente estava em um filme. Estava tudo muito descontrolado’, relembrou a brasileira.

A brasileira Carol Mendes, de 20 anos, defende o exército israelense como combatente — Foto: Arquivo pessoal

A brasileira Carol Mendes, de 20 anos, defende o exército israelense como combatente — Foto: Arquivo pessoal

Carolina perdeu pelo menos sete colegas da base onde atuava. Após as mortes, sua equipe mudou de lugar e foram para uma base mais longe e segura.

‘A gente não sabe quando vai voltar para nossa base de novo. Não sabe quando vai voltar para casa. A situação do país está super complicada, todo mundo abalado.’, desabafou Carolina.

O namorado da jovem, que também atua na guerra, foi chamado para voltar à sua base e deve atuar em Gaza, o que para ela é ‘complicado’.

A Faixa de Gaza é o território palestino localizado em um estreito pedaço de terra na costa oeste de Israel, na fronteira com o Egito.

‘Mas, a gente não pode abaixar a cabeça e se lamentar, porque o país precisa da gente aqui’, afirmou Carolina.

Cearense, judia e cidadã israelense

A brasileira Carol Mendes, de 20 anos, defende o exército israelense como atiradora de elite — Foto: Arquivo pessoal

A brasileira Carol Mendes, de 20 anos, defende o exército israelense como atiradora de elite — Foto: Arquivo pessoal

Carolina vem de uma família de judeus perseguidos na Europa durante a Segunda Guerra Mundial. Ela é uma das cinco filhas da comerciante Izabel Mendes, que atualmente mora em São Paulo.

Quando vieram para o Brasil, os avós de Izabel chegaram por Recife e acabaram se estabelecendo em Sobral, cidade do interior do Ceará. Izabel nasceu quando a família já morava em Fortaleza. Ela se mudou para São Paulo depois que os pais se divorciaram.

Carolina nasceu no período em que Izabel resolveu morar na capital cearense por uns tempos. E cresceu em São Paulo, quando a mãe voltou. Mas os vínculos com Fortaleza permaneceram, com muitos familiares que continuam vivendo no Ceará.

A família preservou as raízes e o judaísmo como religião. Por esses vínculos, uma irmã de Carolina já tinha ido a Israel cursar o ensino médio antes dela. Ela fez o mesmo caminho quando tinha 14 anos, contemplada por um programa de estudos para descendentes de judeus.

A brasileira Carol Bochner em visita ao Mar Morto em maio de 2022 — Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução

A brasileira Carol Bochner em visita ao Mar Morto em maio de 2022 — Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução

Como estudante, Carolina morava na escola durante a semana e ia para Tel Aviv nos fins de semana, onde ficava com a irmã mais velha. Ela conquistou a dupla cidadania, sendo reconhecida como brasileira e israelense. E quis continuar vivendo em Israel depois de concluir os três anos de estudos. Quando ela tomou essa decisão, já estava na companhia de duas irmãs: Renata e Bianca.

Nos últimos anos, ela tem tido vários lares. Carolina mora em bases militares desde que entrou para o exército israelense. Quando vem ao Brasil, quase uma vez por ano, tem a casa da mãe para visitar, em São Paulo. De acordo com Izabel, a filha prefere Fortaleza, onde reencontra parte da família materna.

To Top