Benefícios

Veja informações para novos saques do PIS ano-base 2022

abono salarial pis pasep saque
rafastockbr/Shutterstock.com

Veja informações para novos saques do PIS ano-base 2022 O cronograma de pagamento do PIS (Programa de Integração Social) referente ao ano-base 2022 ainda não teve suas datas de início confirmadas. O valor também não foi anunciado. Esse atraso está associado ao descompassamento ocorrido no calendário PIS/PASEP durante o período da pandemia, o qual resultou em um distanciamento de dois anos entre o ano-base e o período de recebimento.

Em circunstâncias normais, o calendário PIS para o ano subsequente costuma ser anunciado no final de dezembro. Contudo, até o momento presente, não foram disponibilizadas as informações quanto às datas e valores das parcelas para o PIS do ano-base 2022.

O montante a ser recebido pelo PIS/PASEP é determinado com base no salário mínimo vigente no ano do pagamento. Dessa forma, somente após o governo, sob a gestão do presidente Lula (PT), divulgar o valor do salário mínimo de 2024 é que será possível conhecer o montante a ser concedido no PIS 2024.

Vale ressaltar que a maior proporção do PIS 2022 será destinada aos trabalhadores que tiveram vínculo empregatício formal ao longo dos doze meses do ano-base.

Para se habilitar a receber o PIS referente ao ano-base 2022, é necessário satisfazer os seguintes critérios:

Ter recebido até dois salários mínimos por mês ao longo de 2022;

Não ter prestado serviços a empregador pessoa física, excluindo-se, assim, o direito ao abono salarial do PIS 2022 para trabalhadores domésticos;

Manter inscrição no sistema PIS/PASEP por, pelo menos, cinco anos;

Ter trabalhado por no mínimo trinta dias com registro formal em carteira no decorrer do ano de 2022.

Reveste-se de importância que os trabalhadores que se enquadrem nos requisitos permaneçam atentos às informações oficiais a serem divulgadas pelo governo, a fim de estarem a par de quando poderão usufruir do benefício correspondente ao PIS do ano-base 2022. As atualizações concernentes ao calendário de pagamentos serão veiculadas pelas instâncias competentes por meio dos canais de comunicação oficial. Fonte: Economia Uol

To Top