Últimas Notícias

Black Friday: bebidas e alimentos entram no radar dos caçadores de descontos. Veja o que é mais procurado

Black friday promoções descontos

A Black Friday acontece nesta sexta-feira (dia 24), mas muitos consumidores já estão aproveitando as promoções que acontecem desde o início de novembro, numa espécie de “esquenta” da promoção mais esperada do ano. Se antes o brasileiro esperava a data para comprar apenas itens de maior custo, como eletrodomésticos e celulares, agora até produtos de valor mais baixo do cotidiano entram no radar dos consumidores, que estão de olho em preços mais baixos nesta semana.

Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal Emprego e concursos e receba as principais notícias do dia

Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal Descontos, promoções e Black Friday e receba as principais notícias do dia

Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal INSS, FGTS e seus direitos e receba as principais notícias do dia

Um levantamento feito pela NielsenIQ Ebit, empresa de análises e insights do mercado de e-commerce, projeta um crescimento da importância do “esquenta” da Black Friday. E prevê aumento na busca pela categoria de alimentos e bebidas, que atingiu o maior percentual de intenção de compra em oito anos: cerca de 22%.

— Apesar de melhorias nos indicadores macroeconômicos nesse primeiro semestre, consumidores ainda seguem cautelosos e com orçamento familiar impactado pelo endividamento e altas de preços do último ano. Logo, a busca de descontos em categorias básicas e de reposição como alimentos e bebidas ganham destaques na Black Friday desse ano com o objetivo de abastecer o domicílio — avalia Marcelo Osanai, executivo responsável por Ecommerce na NielsenIQ Ebit.

Emprego: Lojas Ri Happy oferecem 100 vagas temporárias no Rio neste fim de ano

Bebida alcoólica é um dos principais alvos

De acordo com o estudo, a bebida alcoólica possui 65% de interesse dos consumidores, crescimento de 4%. Em seguida vêm bebidas não alcoólicas, que registrou um aumento de sete pontos percentuais, alcançando 29%. Categorias como mercearia, carnes e congelados também tem crescimento, indicando uma expansão nas escolhas dos consumidores durante a Black Friday.

Para as compras de supermercado e farmácia, os dados mostram que 27,5% dos compradores pretendem realizar compras por aplicativos de delivery durante a Black Friday de 2023.

Previdência Social: INSS: Justiça já liberou R$ 18 bilhões em atrasados para aposentados e pensionistas neste ano. Veja como consultar

Consumidor mais cauteloso

Mesmo com o crescimento da intenção de compra em alimentos e bebidas, os eletrodomésticos e eletrônicos, que ainda representam a principal escolha dos consumidores para a data, devem ter crescimento.

Eletrônicos aumentam para 41%, antes era 35% em 2022, eletrodomésticos foi de 35% para 40% e Informática de 30% para 36%. Mesmo com esses números, especialistas avaliam que o consumidor não vai exagerar.

— Produtos acima de R$ 500 deve ser o foco dos consumidores, para que o desconto faça mais diferença na aquisição. Mas, os consumidores devem exigir bastante transparência e serem mais seletivos, sem grandes exageros. Isso porque a renda da população segue bastante comprometida — reflete — Lucas Lima analista de Varejo da VG Research.

To Top