Esportes

Decisões do VAR na Supercopa Rei serão anunciadas pelo árbitro às torcidas por fone no uniforme

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) revelou nesta quinta-feira que todas as decisões do VAR na final da Supercopa Rei entre Palmeiras e São Paulo, no domingo, serão informadas às torcidas de imediato, com o árbitro anunciando-as pelo fone no uniforme.

A decisão de domingo, no Mineirão, em Belo Horizonte, será apitada pelo árbitro catarinense Bráulio da Silva Machado, que vai ter de explicar as decisões revisadas pelo VAR ao público de imediato. A final abre oficialmente a temporada nacional de 2024 do futebol brasileiro. A Comissão de Arbitragem da CBF recebeu a aprovação da Fifa para implementar a medida.

“Existe um protocolo, a gente está treinando os árbitros. São palavras simples, sem muita complicação, é a decisão final. Ele vai explicar o motivo e qual é a decisão que ele tomou”, explicou Wilson Luiz Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF.

“Vamos inaugurar essa ferramenta de transparência. A gente entende que é um passo a mais, já trabalhamos com o telão ao vivo das revisões, com as linhas virtuais no telão e na televisão. As decisões que os árbitros tomarem através do VAR, assim como já foi feito nos Mundiais de Clubes da Fifa, os árbitros vão anunciar as suas decisões”, continuou Seneme, entusiasmado com a novidade.

“A gente entende que é um avanço muito grande. Quem está no campo precisa saber. É um respeito para quem está nas arquibancadas e para quem está assistindo pela televisão”, frisou. “É esclarecedor e dá mais credibilidade para a figura do árbitro. Além da transparência, revelar as decisões, eu acho que humaniza a figura do árbitro e dá a ele o poder de explicação para que as pessoas entendam desde quando ele toma a decisão final.”

Além de Bráulio da Silva Machado, a decisão contará com os assistentes Guilherme Camilo e Rodrigo Correa, pelo quatro árbitro Rafael Klein, além de Fernanda Kruger como quinta árbitra e de Antonio Pereira da Silva como assessor. Na cabine do VAR, o árbitro de vídeo será Wagner Reway, acompanhado dos assistentes Cleriston Clay e Daniel Nobre Bins. Péricles Bassols será o observador de VAR.

To Top