Benefícios

Golpe do IPVA aproveita facilidade do PIX para aplicar golpes

Uma nova tática de golpe envolvendo o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) tem alarmado as autoridades. A Secretaria da Fazenda de São Paulo já comunicou às autoridades policiais sobre a prática criminosa, que se aproveita da simplicidade do PIX para ludibriar os contribuintes.

Os criminosos têm operado de maneira sofisticada, tentando enganar motoristas desavisados com falsas promessas de desconto de 50% no IPVA. A estratégia foi identificada pela Kaspersky, uma renomada empresa de cibersegurança, que alertou para uma campanha de phishing por meio de e-mails fraudulentos.

Como Funciona o Golpe:

Os golpistas enviam e-mails bem elaborados, sem erros ortográficos, oferecendo supostos descontos de 50% no IPVA com pagamento via PIX. Os e-mails contêm um botão de consulta que direciona a vítima para um site falso, onde ocorre o ataque conhecido como “man-in-the-middle”.

Ao acessar o site fraudulento, os dados inseridos pela vítima são interceptados pelos criminosos, incluindo informações pessoais e detalhes do veículo. O site falso consulta o site legítimo do órgão de trânsito, obtendo o valor real do IPVA devido, aumentando a credibilidade do golpe.

Com a promessa de um desconto atrativo, os donos dos veículos são levados a gerar um código de pagamento via PIX por QR Code. No entanto, ao efetuar o pagamento, os fundos são transferidos para uma conta controlada pelos golpistas, resultando em perdas financeiras para as vítimas.

Como Emitir o IPVA de Forma Segura:

A Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro enfatizou que não aceita pagamentos via PIX. Para emitir a guia de pagamento do IPVA, os contribuintes devem seguir o procedimento nos sites da Secretaria de Fazenda e do banco Bradesco.

Dicas de Segurança:

Desconfie de e-mails com ofertas de descontos incomuns.
Verifique cuidadosamente os links antes de clicar e evite inserir informações pessoais em sites suspeitos.
Mantenha o software antivírus atualizado para detectar sites falsos e links maliciosos.
Esteja ciente das táticas de phishing e eduque-se sobre como reconhecê-las.
É essencial pausar e verificar a autenticidade de mensagens suspeitas antes de agir.

To Top