São Paulo

Fatecs voltam às aulas com presença de cerca de 90 mil estudantes

mixvale

As 77 Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) começam as atividades do ano letivo de 2024 nesta quinta-feira (15) em todas as regiões paulistas. As unidades recebem cerca de 90 mil estudantes, sendo mais de 19 mil calouros – 14,5 mil ingressantes pelo Vestibular e outros 4,8 mil pelo Provão Paulista Seriado, novo modelo de avaliação do Governo de São Paulo que permite acesso direto de alunos da rede pública a cursos superiores gratuitos.

“A cada semestre as Fatecs oferecem a milhares de jovens a oportunidade de acesso a uma educação profissional pública e de qualidade”, ressalta o coordenador de Ensino Superior de Graduação do CPS, Rafael Ferreira Alves. “O tecnólogo formado pelas Fatecs desenvolve competências e habilidades para melhorar os processos de gestão e inovação tecnológica, com o uso ou criação de novas tecnologias na solução de problemas complexos.”

Novidades

Neste primeiro semestre de 2024, as Fatecs passam a contar com mais três opções de graduação – totalizando 93 cursos superiores de tecnologia. Duas delas são oferecidas pela Fatec São Paulo, localizada no bairro do Bom Retiro, na Capital: Paisagismo e Jardinagem, com 40 vagas, à tarde; e Produção Cultural, com 40 vagas, no período da manhã. A outra, Ciência de Dados para Negócios, é ministrada na Fatec Votorantim, localizada na Região de Sorocaba – são 35 vagas no período da noite.

“A ampliação do nosso catálogo de cursos é fundamental para atender às constantes atualizações dos diversos setores produtivos. Desta forma, mantemos a oferta de formação profissional e tecnológica de qualidade em sintonia com as demandas da sociedade”, comenta Alves.

Integração

Na Fatec Bauru, veteranos e ingressantes são recebidos com um painel “instagramável” para tirarem fotos, além de televisores com informações referentes aos horários de aulas e mapa da unidade com a localização das salas para os ingressantes. “Cada nova turma terá a apresentação do seu curso em sala de aula e os calouros receberão ainda um mimo nesse primeiro dia: balas e bombons”, explica a diretora da unidade, Wangner Barbosa da Costa.

O espaço “instagramável” também é uma das atrações do primeiro dia de aula na Fatec Araras, na Região de Campinas. A unidade oferece ainda palestras, tour pelo campus e apresentações musicais aos estudantes.

A Fatec Jundiaí também organiza um tour para que os calouros conheçam o campus e participem de palestra para orientação sobre temas como uso de drogas, assédio, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e defesa cibernética. “É uma forma de os novos alunos conhecerem o que faculdade pode oferecer e quais as oportunidades para desenvolver a carreira”, comenta o diretor da Fatec, Francesco Bordignon.

Logo nos primeiros dias de aula, em 20 de fevereiro, a Fatec Pompeia, localizada na Região de Marília, promove um encontro de integração aos estudantes por meio do Fatec Day. O evento debate temas relevantes para o desenvolvimento profissional e social, com enfoque especial no papel das mulheres no setor agrícola. A programação conta com palestras e networking com empresas do ramo do agronegócio.

Semana de planejamento

Para preparar a equipe de gestores, professores e demais servidores, todo início de semestre, a Unidade de Ensino Superior de Graduação (Cesu) do Centro Paula Souza (CPS) promove a Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento Pedagógico (SPAP). A 14ª edição do evento teve como tema Dificuldades e transtornos de aprendizagem.

Nos dias 1º e 2 de fevereiro, foram realizadas duas mesas-redondas virtuais com a participação de especialistas no assunto: a psicopedagoga Talita Pazeto, a consultora pedagógica inclusiva Fabiana Leme, a responsável pela Assessoria de Inclusão da Pessoa com Deficiência do CPS, Cristiane Alves; Alex Barbosa, também da Assessoria de Inclusão da Pessoa com Deficiência; e a coordenadora de projetos de Gestão Pedagógica e Inclusão do CPS, Marília Schimit.

De 5 a 9 de fevereiro, a SPAP continuou internamente em cada Fatec, com reuniões dos diretores com equipe de coordenadores, professores e servidores e diversas atividades.

Entre os temas das palestras ministradas na Fatec Sorocaba, por exemplo, estiveram competências socioemocionais do tecnólogo e inteligência artificial na educação. Também foram oferecidas capacitação sobre plano de ensino por competências e oficina sobre tecnologias digitais aplicadas à educação. Houve ainda apresentações sobre dois setores do CPS: a Comissão Permanente de Orientação e Prevenção contra Assédio Moral e Sexual (Copams) e a Ouvidoria da instituição.

“A Fatec Sorocaba está comprometida em oferecer um ambiente acadêmico de excelência, proporcionando aprendizado de qualidade e oportunidades de crescimento”, afirma o diretor da unidade, Adilson Rocha. “A SPAP é uma oportunidade valiosa para troca de conhecimentos e alinhamento de práticas pedagógicas. Desejamos a todos um semestre produtivo, repleto de aprendizado, colaboração e realizações.”

Na Fatec Tatuí, na mesma região, foram organizadas palestras sobre como implantar a cultura maker nos cursos superiores de tecnologia, desenvolvimento de pessoas e trabalho em equipe, fluxo da comunicação e integração de dados no ambiente administrativo.

A cultura maker também foi tema de capacitação na Fatec São José do Rio Preto. Na Fatec Itaquaquecetuba, na Região Metropolitana de São Paulo, relatos de experiências e práticas de sala de aula foram alguns dos assuntos abordados.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Fatecs voltam às aulas com presença de cerca de 90 mil estudantes apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

To Top