Últimas Notícias

Da fantasia à realidade! Operações criativas da polícia peruana têm surpreendido não só criminosos; entenda

mixvale

A polícia no Peru vem adotando estratégias criativas para combater o tráfico de drogas, envolvendo-se em operações temáticas que têm chamado a atenção da mídia e da população. Uma das mais recentes ocorreu nesta semana, no Valentine’s Day, celebrado no dia 14 de fevereiro, em que um policial se vestiu de ursinho de pelúcia, fingindo que estava levando uma mensagem romântica. Em outras ações, os agentes peruanos já usaram fantasias de Dia das Bruxas, de super-heróis e até de Papai Noel. Segundo a corporação, o motivo de se disfarçar em operações que acontecem em datas festivas é para justamente pegar os criminosos desprevenidos.

No Canadá: professor tenta vender arte de seus alunos na internet e desata críticas dos pais; obras chegavam a R$ 513

No Peru: mulher mutila pênis de parceiro após descobrir suposta traição

Nesta semana, no Valentine’s Day, equivalente ao Dia dos Namorados do Brasil, um esquadrão policial, liderado pelo agente vestido de ursinho de pelúcia, realizou uma “visita romântica” para capturar duas mulheres suspeitas de serem traficantes em Lima, capital peruana. O policial segurava um balão e uma placa com a inscrição “você é meu motivo para sorrir” e chegou a se ajoelhar em frente à casa. O disfarce surpreendeu as criminosas, que foram detidas quando abriram o portão do endereço em que estavam, e resultou na apreensão de drogas. Segundo as investigações, elas vendiam pasta base de cocaína e maconha.

TOI-715b é o nome: ‘Super-Terra’ é encontrada por satélite da Nasa e pode estar localizada em zona habitável

Essa não foi a primeira vez que a polícia peruana adotou abordagens inusitadas. Em dezembro de 2023, um policial vestido de Papai Noel participou de uma operação contra traficantes de drogas também em Lima, surpreendendo os criminosos durante a véspera de Natal. A estratégia, segundo a corporação, revelou-se eficaz na captura dos suspeitos e na apreensão de grandes quantidades de drogas.

Antes disso, no fim de outubro de 2023, época do Dia das Bruxas, policiais se fantasiaram de personagens como Freddy Krueger, Jason e a noiva do Chucky, para prender traficantes de cocaína no leste de Lima. A operação, denominada Halloween, resultou na detenção de membros de uma facção e na apreensão de drogas.

Em novembro de 2022, uma ação inspirada nos Vingadores foi realizada na capital peruana. Nela, policiais se disfarçaram dos super-heróis para invadir uma casa de traficantes de drogas. A operação, chamada de Marvel, resultou na prisão de membros de uma outra quadrilha e também apreendeu uma grande quantidade de drogas.

Essas operações temáticas, que são sempre filmadas pela equipe, não são apenas uma questão de entretenimento, mas também visam a aumentar a segurança e a eficácia das operações policiais, pegando os criminosos desprevenidos e evitando confrontos, segundo a própria Polícia Nacional do Peru.

To Top