Benefícios

Quem terá direito ao FGTS futuro para comprar casa com a Caixa

FGTS Saques Fundo de Garantia
rafapress/Shutterstock.com

Quem terá direito ao FGTS futuro para comprar casa com a Caixa Empregados formais com saldo no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) poderão em breve se beneficiar de uma inovadora oportunidade de financiamento imobiliário. O “FGTS do Futuro”, uma proposta que visa facilitar a aquisição da casa própria, está prestes a ser debatido pelo Conselho Curador do FGTS, prometendo ampliar as possibilidades para os trabalhadores utilizarem seus recursos acumulados no fundo.

Este mecanismo, previsto para entrar na agenda de março do Conselho, permitirá aos trabalhadores empregar o saldo do FGTS em várias etapas do processo de compra de um imóvel, desde a entrada até a quitação do valor total, incluindo a amortização de dívidas existentes. A iniciativa, introduzida durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e regulamentada pelo Conselho Curador do FGTS, nunca foi efetivamente implementada.

Sob a nova administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o FGTS do Futuro visa atender principalmente os cidadãos de baixa renda, integrando-se ao já conhecido programa Minha Casa, Minha Vida. Este programa é destinado a famílias com renda mensal de até R$ 8 mil, facilitando o acesso à moradia digna.

O futuro do FGTS Futuro, inicialmente programado para ser lançado em 18 de outubro de 2022, ainda está pendente. O Conselho Curador do FGTS avaliará se essa modalidade se tornará uma alternativa viável e eficaz dentro das opções de financiamento imobiliário disponíveis pela Caixa Econômica Federal. Essa decisão poderá marcar um significativo avanço no apoio à conquista da casa própria para milhares de brasileiros.

To Top