Internet

Instagram e Facebook ficam fora do ar nesta terça (05)

Instagram Rede Social Golpes
wichayada suwanachun/Shutterstock.com

Usuários de duas das maiores redes sociais do mundo, Instagram e Facebook, encontram-se incapazes de acessar as plataformas nesta terça-feira, causando uma onda de frustração e incertezas entre milhões de pessoas ao redor do globo. De acordo com o site especializado em monitoramento de serviços online, Downdetector, a interrupção parece ser extensa e não se limita a uma região específica.

No Brasil, a situação é alarmante, com o Downdetector registrando um impressionante número de mais de 19 mil reclamações referentes ao Instagram e outras 27 mil direcionadas ao Facebook. O volume de relatos atingiu seu ápice por volta das 12h30, evidenciando a gravidade do problema.

O transtorno, no entanto, transcende as fronteiras nacionais. Nos Estados Unidos, o cenário é ainda mais dramático, com o Facebook acumulando mais de 200 mil reclamações de usuários afetados, enquanto o Instagram vê o número de notificações ultrapassar a marca dos 40 mil. O Reino Unido também não fica para trás, contabilizando mais de 150 mil reclamações para o Instagram e acima de 25 mil para o Facebook, ressaltando a magnitude do incidente em uma escala global.

Em resposta à situação, a equipe de jornalismo do g1 entrou em contato com a Meta, conglomerado que administra tanto o Facebook quanto o Instagram, em busca de esclarecimentos e possíveis previsões para a normalização dos serviços. Até o momento, uma resposta oficial ainda é aguardada, deixando a comunidade online em suspense quanto à causa e à duração do problema.

Esta interrupção não apenas perturba a rotina de milhões de usuários que dependem dessas plataformas para comunicação, entretenimento e negócios, mas também levanta questões sobre a robustez e a segurança das infraestruturas que sustentam alguns dos maiores serviços digitais do mundo.

Aguarda-se ansiosamente por um posicionamento da Meta e por uma solução rápida que restaure o acesso pleno às plataformas afetadas.

Instagram apresenta instabilidade nesta terça-feira (5). Números registrados às 12h30. — Foto: Reprodução/Downdetector

Instagram apresenta instabilidade nesta terça-feira (5). Números registrados às 12h30. — Foto: Reprodução/Downdetector

Facebook apresenta mais de 14 mil reclamações após instabilidade na terça-feira (5).  Números registrados às 12h30. — Foto: Reprodução / Downdetector

Facebook apresenta mais de 14 mil reclamações após instabilidade na terça-feira (5). Números registrados às 12h30. — Foto: Reprodução / Downdetector

No Twitter, usuários também reclamam da instabilidade…

To Top