São Paulo

PM apreende mais de 1,1 mil objetos perfurantes em ações no centro de SP

DownloadGoverno de SP

A Polícia Militar (PM) contabilizou nesta segunda-feira (4) todo material perfurocortante apreendido em ações na região central de São Paulo desde o início de janeiro. Ao todo, mais de 1,1 mil facas, tesouras, estiletes e outros materiais foram localizados com os usuários que frequentam as cenas abertas de uso.

A ação foi realizada na República durante a tarde. Todo material foi exposto para contagem, e a cena chamou a atenção de quem passava pelo local. Muitos pararam parar tirar fotos e fazer vídeos, enquanto os policiais contabilizavam os objetos.

A Operação Volante é realizada desde janeiro e tem como foco em reprimir crimes cometidos por suspeitos que usam armas brancas e objetos perfurocortantes.

Ao todo, foram recolhidos dos usuários nesse período 534 facas, 68 estiletes, 54 serras/serrotes, 315 tesouras, 102 alicates, 104 chaves de fenda, 87 martelos/marretas, 21 simulacros, 12 garfos e 2 socos ingleses.

As apreensões foram realizadas pela equipe do 7° Batalhão de Polícia Militar Metropolitana (BPM/M), da 2° companhia, e encaminhadas ao 3° Distrito Policial (Campos Elíseos).

DownloadGoverno de SP

Roubos despencam 80% na região do fluxo no centro da capital

A região do fluxo que concentra usuários de drogas no centro de São Paulo registrou o menor número de roubos em uma semana desde março do ano passado, quando teve início o monitoramento semanal das cenas abertas de uso.

Na semana de 19 a 25 de fevereiro deste ano, foram 55 roubos, quantidade 80% menor em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram 285 boletins de ocorrência elaborados.

Em relação aos furtos, a redução foi de 69%. Entre os dias 19 a 25 de fevereiro, foram 161 delitos. No mesmo período analisado no ano passado, a Polícia registrou 525 crimes. O levantamento é realizado nas áreas do 3º Distrito Policial (Campos Elíseos) e 77º (Santa Cecília).

No acumulado, desde abril do ano passado, são cerca de 4 mil roubos e furtos a menos no entorno da área que compreende o fluxo de usuários.

O resultado faz parte das ações implementadas pela atual gestão da Secretaria da Segurança Pública para aumentar a segurança e combater a criminalidade na região central.

“Priorizamos o combate ao tráfico de drogas por entendermos se tratar de um crime que movimenta os demais delitos da região central. O empenho da Polícia Militar resultou em mais patrulhamento preventivo e da Polícia Civil, em investigações robustas para prender traficantes e receptadores, pois identificamos ali uma cadeia ilícita que é abastecida pelos roubos e furtos”, explicou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

As novas ações compreendem a valorização dos policiais, a inauguração e ampliação de novas sedes para unidades policiais, operações de combate ao tráfico de drogas e de qualificação de pessoas que frequentam o fluxo e o combate aos roubos e furtos de celulares.

Neste ano, na inauguração da companhia da Força Tática da Polícia Militar, o governo do Estado anunciou o aumento do efetivo de policiais que atuam na região.

“Vamos prosseguir para desarticular a atividade criminosa na região e, em conjunto com as demais áreas do governo, devolver o centro de São Paulo para a população”, completou o secretário.

O post PM apreende mais de 1,1 mil objetos perfurantes em ações no centro de SP apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

To Top