São Paulo

CPTM inicia pesquisa ‘Voz Feminina’ no mês das mulheres

Com os resultados da pesquisa, a CPTM poderá elaborar serviços e ações direcionadas ao público feminino

No Mês do Dia Internacional da Mulher, a CPTM realizará a Pesquisa “Voz Feminina” para desenhar o perfil das suas passageiras e descobrir quais são os desejos e preocupações das mulheres em relação aos serviços da companhia. Este esforço abrangente ocorre no mês que celebra o Dia Internacional da Mulher e marca o primeiro Dia da Mulher Ferroviária, instituído pela Lei nº 17.830, de 01 de novembro de 2023, para celebrar o pioneirismo da mulher ferroviária.

Essas ações destacam não apenas o compromisso da CPTM com um ambiente de trabalho igualitário, seguro e respeitoso, mas também evidenciam histórias inspiradoras de mulheres excepcionais, como a Jaqueline de Oliveira Calixto e Carolina Mitsiru Miashiro.

Jaqueline de Oliveira Calixto, 35 anos, com 15 anos dedicados à CPTM, iniciou como ‘Aluna Aprendiz’ em 2009, superando desafios em um ambiente majoritariamente masculino. Foi de estagiária à supervisora de manutenção, ressaltando não só suas conquistas individuais, mas a importância do trabalho em conjunto com a sua equipe.

Já Carolina Mitsiru Miashiro, 39 anos, trabalha na companhia há 11 anos, é engenheira de produção especializada em engenharia de segurança do trabalho. Chefiando o Departamento de Circulação de Trens das Linhas 7 e 10, se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo, fortalecendo a representatividade feminina e inspirando outras mulheres a desafiarem limites.

Essas histórias, junto com a CPTM, moldam um futuro mais inclusivo e diversificado na indústria ferroviária.

A pesquisa ‘Voz Feminina’ será realizada entre os dias 5 e 11 de março, das 11h30 às 18h30, nas estações Aeroporto-Guarulhos, Corinthians-Itaquera, Palmeiras-Barra Funda, Santo André e Tatuapé. Com os resultados, a CPTM poderá elaborar serviços e ações direcionadas ao público feminino, que já representa 46% dos passageiros transportados.

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende moradores de 18 municípios, incluindo a capital.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post CPTM inicia pesquisa ‘Voz Feminina’ no mês das mulheres apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

To Top