Benefícios

INSS amplia acesso ao Auxílio-Doença com parceria com os Correios e sistema Atestmed

pensao por morte carteira de trabalho e do inss
Leonidas Santana/Shutterstock.com

Em uma iniciativa inovadora para facilitar o acesso ao auxílio-doença, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está expandindo suas operações ao permitir que os segurados solicitem o benefício por incapacidade temporária em agências dos Correios espalhadas pelo país. Esta medida visa a universalização do sistema Atestmed, uma plataforma digital que simplifica a requisição do benefício ao dispensar a perícia médica presencial.

Novo Canal de Atendimento para os Segurados

A estratégia do INSS, conforme anunciado pelo presidente Alessandro Stefanutto, tem como objetivo alcançar a marca de 100% das solicitações de benefício por incapacidade processadas através do Atestmed até o fim de abril. Para isso, a colaboração com os Correios surge como uma solução inovadora, principalmente para a parcela da população ainda excluída digitalmente.

Como Funcionará a Parceria com os Correios?

A iniciativa começará com um projeto-piloto na cidade de Fortaleza a partir de 18 de março, com planos de ampliação para todo o território nacional. Nos Correios, os trabalhadores poderão iniciar o pedido do benefício e digitalizar o atestado médico no local, sem a necessidade de agendamento prévio, diferentemente do que ocorre nas agências do próprio INSS.

Flexibilidade no Processo de Solicitação

O processo será flexibilizado, permitindo que o segurado opte por iniciar a solicitação via central telefônica 135 e apenas apresente o atestado nos Correios para completar o requerimento. Esta mudança gradual visa facilitar o acesso ao benefício e eliminar qualquer barreira que possa impedir o segurado de receber o auxílio devido.

Impactos Esperados com a Implementação do Atestmed

Além de liberar a força de trabalho dos peritos médicos para outras funções, como a revisão de outros benefícios, o governo espera economizar recursos significativos com a adoção mais ampla do Atestmed. Estimativas indicam uma economia potencial de até R$ 400 milhões mensais, totalizando um ganho anual próximo a R$ 5 bilhões graças à eficiência do sistema.

Desafios e Expectativas

O principal desafio é superar a barreira digital, garantindo que todos os segurados tenham acesso ao benefício, independentemente de sua familiaridade com a tecnologia. A parceria com os Correios, devido à sua vasta rede de atendimento, representa um avanço significativo nesse sentido.

To Top