Benefícios

Novo ciclo de pagamentos do PIS-PASEP: veja as datas

previdencia social inss pis pasep
Tatiane Silva/Istockphoto.com

O governo brasileiro anunciou a programação do calendário PIS 2024, uma iniciativa destinada a distribuir recursos financeiros aos trabalhadores que atendem a determinados critérios de elegibilidade. Este benefício visa reconhecer a contribuição dos trabalhadores para o crescimento empresarial e o desenvolvimento nacional, prometendo um impulso significativo na renda dos elegíveis.

Elegibilidade ao PIS: Quem Pode Receber?

Para ser elegível ao PIS, é necessário que o trabalhador tenha atuado sob regime CLT por no mínimo 30 dias no ano anterior, com remuneração média de até dois salários mínimos e seja cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos. Além disso, os dados do trabalhador devem estar corretamente registrados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Programação do Pagamento

O pagamento do PIS segue o mês de nascimento do beneficiário, começando em fevereiro e se estendendo até agosto. Este planejamento garante que os recursos sejam distribuídos de maneira organizada ao longo de vários meses, permitindo um acesso equitativo ao benefício.

Cálculo do Benefício

O montante recebido por cada trabalhador é proporcional ao período trabalhado durante o ano-base, estabelecendo um valor fixo por mês trabalhado. Isso significa que o total recebido pode variar, garantindo que o benefício reflita o tempo de contribuição de cada indivíduo ao mercado de trabalho.

Como Consultar e Sacar o PIS

Os beneficiários podem verificar seu saldo do PIS utilizando o aplicativo da Caixa Econômica Federal, acessando o site do banco, entrando em contato com a central de atendimento ou visitando uma agência física. O saque do benefício pode ser realizado automaticamente para quem possui conta na Caixa ou por meio do Cartão do Cidadão nos caixas eletrônicos, agências ou lotéricas do banco.

Este programa de pagamentos representa um importante apoio financeiro para milhões de trabalhadores brasileiros, reafirmando o compromisso do governo com a distribuição justa dos recursos e com o fortalecimento da economia nacional.

To Top