Benefícios

INSS e correios inovam com processo ágil para solicitação do Auxílio-Doença

Previdencia social seguro inss aposentadoria
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Em uma iniciativa pioneira, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) uniu forças com os Correios para facilitar a vida dos segurados da Previdência Social que buscam requerer o benefício por incapacidade temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença. A nova parceria promete agilizar o processo de solicitação e entrega de documentação médica necessária, trazendo maior conveniência e eficiência.

Novo Sistema de Atendimento

Os segurados agora podem contar com o apoio de funcionários dos Correios para a digitalização e envio de laudos e atestados médicos diretamente ao INSS, sem a necessidade de deslocamento até as agências do Instituto. Esta medida é um avanço significativo no uso do sistema Atestmed, que possibilita a avaliação médica a distância por meio da documentação digitalizada, eliminando a exigência de exames presenciais.

Implementação e Testes

Um projeto-piloto será iniciado em Fortaleza, Ceará, no dia 18 de março, marcando o começo dos testes para essa nova modalidade de serviço. Com sucesso na fase inicial, espera-se que o atendimento seja expandido para todo o território nacional de forma gradual.

Benefícios da Parceria

A colaboração entre o INSS e os Correios visa otimizar o processo de análise e concessão dos benefícios, liberando os médicos peritos para focar em demandas complexas e urgentes, como os requerimentos do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e revisões de outros benefícios. Além disso, a maior eficácia do Atestmed tende a reduzir custos operacionais e a agilizar a liberação de benefícios, beneficiando diretamente os segurados.

Como Funcionará

Os interessados em solicitar o auxílio-doença poderão fazê-lo de duas maneiras: diretamente em uma agência dos Correios, com auxílio para digitalizar e enviar os documentos necessários, ou iniciando o processo pelo telefone 135 e posteriormente dirigindo-se a uma agência dos Correios apenas para entrega dos documentos médicos.

Ampliação do Acesso e Redução de Burocracia

Com cerca de 1.600 agências do INSS e aproximadamente 11 mil unidades dos Correios espalhadas pelo país, a parceria promete ampliar significativamente o acesso dos segurados aos serviços da Previdência Social, simplificando procedimentos e diminuindo a burocracia.

Expectativas Futuras

O INSS espera que, até o final de abril, todos os benefícios por incapacidade sejam solicitados através do sistema Atestmed, marcando um avanço importante na digitalização e na eficiência dos serviços previdenciários no Brasil.

To Top