Benefícios

Quem sofre com problemas na coluna pode ter aposentadoria pelo INSS?

frente da previdencia social inss
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

As doenças na coluna representam um dos principais motivos de afastamento dos trabalhadores no Brasil, segundo dados do INSS. Questões como hérnia de disco e transtorno de disco lombar estão entre as principais causas de benefícios concedidos pela Previdência Social.

De acordo com especialistas na área previdenciária, é fundamental entender os critérios necessários para se qualificar para a aposentadoria por invalidez devido a problemas na coluna. Não basta apenas ter a condição médica, é preciso comprovar incapacidade total e permanente para o trabalho habitual.

Além disso, existem requisitos específicos exigidos pelo INSS, como ter a qualidade de segurado, cumprir o período de carência mínima e apresentar documentação médica adequada durante a perícia.

Para os casos em que a dor na coluna é decorrente de acidente de trabalho, doença ocupacional ou acidente de trajeto, os direitos e procedimentos são distintos, exigindo uma compreensão detalhada da legislação previdenciária.

Diante desse cenário, é essencial que os trabalhadores estejam cientes de seus direitos e busquem orientação especializada para garantir o acesso aos benefícios previdenciários a que têm direito.

To Top