Benefícios

Saiba como desbloquear o valor de saque do FGTS

App FGTS Fundo de Garantia
gideonijunior/Shutterstock.com

Saiba como desbloquear o valor de saque do FGTS O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), mecanismo de proteção ao trabalhador brasileiro, ocasionalmente apresenta situações em que os recursos ficam indisponíveis para saque imediato, conhecidos como FGTS retido. Esse cenário ocorre principalmente quando o empregado opta por se demitir ou é dispensado por motivos que configuram justa causa, levando à suspensão dos depósitos mensais por parte do empregador e, consequentemente, à retenção dos valores acumulados.

Para verificar a existência de valores retidos no FGTS, a Caixa Econômica Federal disponibiliza o aplicativo FGTS, uma ferramenta eficaz que, após a realização do login, permite ao usuário acessar a opção “Ver todas suas contas” e consultar os saldos de todas as contas vinculadas ao FGTS. Essa verificação também pode ser feita presencialmente nas agências da Caixa ou por meio dos postos de autoatendimento, oferecendo diversas formas para o trabalhador se informar sobre sua situação.

Condições para o saque do FGTS retido

Apesar da retenção, o FGTS pode ser sacado em circunstâncias específicas, as quais incluem:

  1. Demissão sem Justa Causa: Permite o saque integral do FGTS, abrangendo também contas inativas.
  2. Saque-Aniversário: Troca a multa de 40% em demissões sem justa causa pelo direito a saques anuais de um percentual do saldo no mês de aniversário.
  3. Fim de Contrato a Prazo Determinado: Libera o saque do FGTS ao final do contrato.
  4. Diagnóstico de Doenças Graves: O trabalhador ou dependentes podem sacar em caso de enfermidades graves.
  5. Calamidades Públicas: Situações de emergência permitem o saque do FGTS.
  6. Compra ou Financiamento da Casa Própria: O saldo pode ser utilizado na aquisição de imóvel residencial.
  7. Aposentadoria: Acesso total ao FGTS ao se aposentar.
  8. Falecimento do Titular: Dependentes têm direito ao saque.

Para realizar o saque, é necessário que o trabalhador acesse o aplicativo FGTS ou compareça a uma agência da Caixa, munido de documentação que comprove o enquadramento em uma das situações autorizadoras.

A possibilidade de resgatar o FGTS retido em momentos específicos oferece um suporte financeiro importante ao trabalhador, seja para enfrentar emergências, realizar sonhos como a compra da casa própria ou mesmo planejar a aposentadoria com mais tranquilidade. É vital que os trabalhadores se mantenham informados sobre as condições de seu Fundo de Garantia para assegurar o aproveitamento de todos os direitos e benefícios previstos.

To Top