Benefícios

INSS agora com envio online de atestados para solicitação de Auxílio Doença

Novo INSS
rafastockbr/Shutterstock.com

Em um movimento revolucionário que promete agilizar e facilitar o processo para trabalhadores incapacitados, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implementou a possibilidade de enviar atestados médicos online. A nova ferramenta, denominada Atestmed, visa simplificar a solicitação do auxílio doença, permitindo que segurados submetam seus atestados sem a necessidade de sair de casa.

Entenda o Processo Online

A plataforma Atestmed se apresenta como uma solução eficaz para a redução do tempo de espera na concessão do benefício por incapacidade temporária. Com um tempo médio de resposta reduzido para 26 dias em todo o território nacional, a iniciativa tem o potencial de beneficiar inúmeros trabalhadores que se encontram impedidos de exercer suas atividades laborais devido a problemas de saúde.

Requisitos para Solicitação do Benefício

Para ter acesso ao benefício de incapacidade temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença, é necessário cumprir com alguns critérios estabelecidos pelo INSS:

  • Ter contribuído para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses antes do mês do afastamento;
  • Apresentar um atestado médico que evidencie a necessidade de afastamento do trabalho por mais de 15 dias;
  • O atestado deve incluir informações cruciais como nome completo do paciente, data de emissão, diagnóstico ou código CID, assinatura do médico, registro profissional no respectivo conselho de classe, e data de início do repouso recomendado.

A plataforma Atestmed, acessível por meio do site ou aplicativo Meu INSS, oferece um passo a passo detalhado para o envio do atestado médico e a solicitação do auxílio doença. Essa inovação não apenas torna o processo mais cômodo para os segurados, mas também contribui para a eficiência do sistema de Previdência Social, reduzindo filas e tempos de espera.

O INSS demonstra, com a implementação do Atestmed, seu compromisso em modernizar e tornar mais acessíveis seus serviços aos cidadãos brasileiros. Esse avanço tecnológico é um marco importante na busca por processos mais ágeis e menos burocráticos, facilitando a vida dos trabalhadores em momentos de vulnerabilidade.

To Top