Benefícios

INSS anuncia implementação do atestjud para agilizar pedidos de incapacidade

meu inss aposentadoria beneficios
rafastockbr / Shutterstock.com

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está inovando na forma de processar solicitações de benefícios por incapacidade temporária, com a introdução do Atestjud. Esta nova plataforma visa aprimorar o processo de análise e concessão de benefícios, utilizando a inteligência artificial para agilizar os procedimentos e reduzir a sobrecarga do sistema judiciário.

O Que é o Atestjud e Como Funciona?

O Atestjud é uma extensão do sistema Atestmed, que permite aos segurados submeterem atestados médicos online para análise do INSS, evitando assim, a necessidade de perícia médica presencial. A grande novidade do Atestjud é sua aplicação específica para casos que tramitam no Judiciário, objetivando diminuir o tempo de resolução desses processos e consequentemente, os custos associados para o Estado.

Economia e Eficiência no Processo Judicial

Este novo mecanismo está em fase de discussão com a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), prometendo transformar a maneira como os pedidos de incapacidade são avaliados pela justiça. Com a adoção do Atestjud, espera-se que o INSS possa conceder benefícios de forma mais rápida e econômica, minimizando os gastos excessivos decorrentes de processos judiciais prolongados.

Telemedicina: Um Futuro Promissor para a Perícia Médica

Além do Atestjud, o INSS planeja expandir o uso da telemedicina como uma ferramenta para realizar perícias médicas à distância. Este projeto-piloto já está em andamento no Nordeste, com o objetivo de facilitar o acesso dos segurados à perícia médica, especialmente em localidades sem a presença física de peritos. A meta é alcançar a capacidade de realizar até 50 mil teleperícias mensais até o final deste semestre.

Instruções e Mais Informações

Para aqueles que aguardam a implementação do Atestjud, o INSS continua oferecendo o sistema Atestmed para a submissão de atestados médicos via internet, facilitando o processo de solicitação de benefícios por incapacidade temporária. Instruções detalhadas e informações adicionais podem ser encontradas acessando o site oficial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

To Top