Benefícios

Receita Federal anuncia nova liberação de lote residual do IRPF

Receita Federal do Brasil
Saulo Ferreira Angelo/Shutterstock.com

Em uma movimentação que promete aliviar o bolso de milhares de brasileiros, a Receita Federal anunciou nesta quinta-feira (21) a liberação para consulta do novo lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). A notícia veio como uma boa surpresa para cerca de 206 mil contribuintes que se encontravam ansiosos por uma definição acerca de seus processos de regularização.

Este lote, direcionado especificamente para aqueles que enfrentaram pendências na malha fina mas já ajustaram sua situação junto à Receita, representa a oportunidade de receber de volta valores importantes, totalizando um montante de aproximadamente R$ 339 milhões. A iniciativa não só corrige rumos financeiros para muitos, mas também reforça a transparência e eficiência do órgão na gestão tributária do país.

Detalhes do Pagamento e Beneficiários Prioritários

A especialista em finanças Lila Cunha, em colaboração com a Receita, informa que os depósitos serão realizados diretamente nas contas bancárias indicadas pelos contribuintes em suas declarações, marcados para o próximo dia 28 de março. Um dos destaques deste lote é a atenção especial a grupos prioritários, que incluem idosos acima de 80 anos, cidadãos entre 60 e 79 anos, indivíduos com deficiência ou doenças graves, além de profissionais do magistério.

Para além desses, uma significativa parcela de contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram pela restituição via Pix também estão contemplados neste lote, demonstrando a modernização e a agilidade nos processos da Receita.

Como Consultar a Situação da Restituição

Interessados em verificar sua elegibilidade para este lote residual poderão fazer isso de forma simples e rápida através do site oficial da Receita Federal. Ao acessar a área “Meu Imposto de Renda” e selecionar “Consultar a Restituição”, o contribuinte terá informações detalhadas sobre sua situação e, caso esteja incluído, o valor exato a ser recebido.

Esta iniciativa da Receita Federal vem confirmar o compromisso do órgão em manter a ordem e a justiça fiscal, garantindo que direitos sejam respeitados e que o contribuinte, ao regularizar sua situação, tenha acesso aos valores devidos. Com esta ação, o governo reafirma seu papel de guardião dos princípios tributários, ao mesmo tempo em que facilita a vida financeira dos cidadãos.

To Top