Últimas Notícias

Confira dez dicas para comprar o pescado da Semana Santa

Com a proximidade da Semana Santa, aumentam as vendas de pescados em todo o país. Para ajudar o leitor a escolher um peixe de qualidade para levar à mesa da família, o EXTRA lista abaixo dez dicas para uma compra adequada.

Observe a limpeza do local de venda do pescado e dos funcionários e dê preferência à compra do peixe inteiro. Uma vez escolhido o peixe, o consumidor pode pedir para fazer o corte em filé. Isso também vale para o camarão. Neste caso, a recomendação é comprar o camarão inteiro e pedir para tirar a cabeça e a casca na hora.

Ao comprar um peixe inteiro, peça para ao vendedor para tirar as vísceras antes de levar o produto.

Fique atento à temperatura dos pescados. Os peixes frescos e resfriados devem ficar entre -2°C e 2°C. Os balcões dos estabelecimentos comerciais, como supermercados, devem trazer a indicação da temperatura.

Peixes frescos têm olhos brilhantes e salientes. As escamas devem ser unidas, brilhantes e coladas à pele do peixe. A cor das guelras deve variar entre o rosa ao vermelho intenso, sem viscosidade. O odor não pode ser repugnante.

Verifique se o pescado tem um corpo firme e resistente, com o ventre normal (nem murcho nem inchado).

Se o pescado estiver congelado, observe as informações do fabricante embalagem: conteúdo líquido (quantidade ou volume), identificação da origem (país ou local de produção), lote e prazo de validade. Verifique a existência do selo de inspeção (federal, estadual ou municipal).

No freezer da loja, não deve haver poças ou alimentos molhados. Isso indica que a refrigeração foi desligada durante algum período ou que a temperatura foi reduzida.

Se for comprar pescado salgado seco, este deve estar armazenado em local limpo, sem mofo ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas, limosidade superficial e amolecimento. O sal espalhado na superfície deve ter aparência homogênea. Também não pode ter odor desagradável.

O peixe fresco deve ser colocado à venda sobre gelo, na proporção de pelo menos 1kg de gelo para cada 1kg de pescado.

Exija a nota fiscal na hora da compra, para eventual troca ou reclamação de possíveis problemas.

To Top