Benefícios

Entenda os perigos do crédito rotativo do cartão

cartao de credito golpe dinheiro banco
© TheDigitalWay/Pixabay

Confira um alerta crucial para os consumidores sobre o uso do crédito rotativo, um recurso oferecido pelos cartões de crédito que, apesar de parecer uma solução rápida para problemas financeiros imediatos, pode se transformar em uma armadilha de endividamento se não for manejado com prudência. Este comunicado vem em um momento oportuno, visando educar o público sobre os riscos associados a essa modalidade de crédito e as estratégias eficazes para evitá-los.

O que é o Crédito Rotativo?

O crédito rotativo permite que o titular do cartão de crédito pague um valor menor que o total da fatura, adiando o pagamento do saldo remanescente para o próximo ciclo. No entanto, essa conveniência vem com um preço alto: taxas de juros substancialmente elevadas que podem acarretar um aumento significativo no valor devido.

Mudanças nas Regras do Crédito Rotativo

Uma mudança significativa introduzida pela Lei do Desenrola Brasil limita os juros cobrados no crédito rotativo a 100% do valor original da dívida. Essa medida visa oferecer uma proteção maior aos consumidores, evitando o acúmulo desenfreado de dívidas e promovendo uma economia mais justa.

Dicas para Evitar o Endividamento no Rotativo

Vejas várias estratégias para evitar cair na armadilha do crédito rotativo, incluindo o controle rigoroso dos gastos, o pagamento integral das faturas e a preferência por parcelamentos sem juros. Essas práticas ajudam a manter a saúde financeira e a evitar o ciclo vicioso do endividamento.

A conscientização sobre os riscos do crédito rotativo é fundamental para a manutenção de uma vida financeira saudável. Veja a importância da educação financeira e da tomada de decisões informadas, oferecendo recursos e orientações para auxiliar os consumidores a navegar com segurança no universo do crédito. Ao entender melhor como funciona o crédito rotativo, seus impactos e como evitá-lo, os consumidores podem proteger suas finanças e garantir um futuro mais estável.

Situação atual de CPF pode ser consultada

Situação atual de CPF pode ser consultada: entenda O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um banco de dados gerenciado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB, que armazena informações cadastrais de contribuintes obrigados à inscrição no CPF, ou de cidadãos que se inscreveram voluntariamente.

Neste serviço você pode:

Consultar a situação cadastral do seu CPF;

Emitir o comprovante da situação cadastral; ou

Consultar as informações que constam no seu CPF; ou

Confirmar a autenticidade de comprovante de CPF.

To Top