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Usuários da Unimed-Rio começam a ser atendidos pela Unimed Ferj na segunda-feira, dia 1º. Entenda

A partir da próxima segunda-feira (dia 1º), todos os usuários da Unimed-Rio passarão a ser atendidos pela Unimed do Estado do Rio de Janeiro Federação Estadual das Cooperativas Médicas (Unimed Ferj). Segundo números da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), 452.598 usuários em planos de assistência médica e 33.150 clientes em planos odontológicos serão atingidos.

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A transferência da carteira foi decidida no início do mês em reunião feita pela ANS, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Unimed do Brasil, Central Nacional Unimed, além da Unimed-Rio e Unimed Ferj.

Ainda de acordo com a agência reguladora, a transferência da carteira não poderá causar qualquer prejuízo à assistência dos beneficiários, desde alterações de preço, produtos, rede e carências. Os médicos (são cerca de quatro mil cooperados) também vão continuar com as mesmas condições atuais da Unimed Rio.

A operadora estava sob direção fiscal e técnica da ANS desde 2015. Segundo a agência, a Unimed-Rio continuará suas atividades como prestadora de serviços de saúde, deixando de atuar como operadora de plano de saúde.

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Na reunião, ficou acordado que a Unimed Ferj vai manter a rede da Unimed-Rio, com a contração de todos os serviços operacionais da Unimed-Rio para suportar a fase de transição de transferência de carteira ao longo de 2024.

Além disso, a Unimed Ferj vai arrendar o hospital e os prontos atendimentos da Unimed-Rio, assumindo autonomia sobre a gestão, o dimensionamento estrutural e o direcionamento assistencial de todo equipamento arrendado, além de ficar responsável pela dívida assistencial da Unimed-Rio com laboratórios e clínicas.

Portabilidade

Em comunicado que reforça a transferência dos usuários a partir da segunda-feira, a ANS criou um canal de atendimento específico para os beneficiários atingidos pela mudança. Ao entrar em contato com o Disque ANS pelo 0800 701 9656, o usuário terá uma opção de direcionamento para esclarecimento de dúvidas sobre a transferência da carteira entre as operadoras.

A ligação é gratuita e o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, exceto em feriados nacionais.

A agência também destacou que beneficiários de planos de saúde têm direito à Portabilidade de Carências, ou seja, podem contratar um novo plano com isenção total de carências para as coberturas já previstas no plano de origem, desde cumpridos os requisitos. A agência criou uma cartilha para tirar dúvidas dos consumidores (clique aqui).

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