Benefícios

Beneficiários do PIS/PASEP recebem novo calendário do Abono Salarial

abono salarial pis pasep saque
rafastockbr/Shutterstock.com

Beneficiários do PIS/PASEP recebem novo calendário do Abono Salarial O Ministério da Economia divulgou recentemente o calendário atualizado para o pagamento do abono salarial do PIS/PASEP para o ano de 2024, com os nascidos em março e abril já recebendo seus depósitos desde a última segunda-feira, dia 15. Este ajuste ocorre após a definição do novo valor do salário mínimo, que agora está fixado em R$ 1.412, refletindo diretamente no montante do abono.

Detalhes sobre a Elegibilidade e o Processo de Pagamento

O abono salarial é um benefício concedido anualmente aos trabalhadores que atendem a critérios específicos de renda e tempo de serviço. Para estar apto a receber em abril, os trabalhadores devem ter estado ativos no mercado formal por pelo menos 30 dias em 2022, não excedendo dois salários mínimos de renda mensal, além de possuir cinco anos de inscrição no PIS/PASEP.

O pagamento é realizado diretamente pela Caixa Econômica Federal para os integrantes do PIS, enquanto os beneficiários do PASEP recebem através do Banco do Brasil. Os depósitos são feitos em contas existentes desses bancos, ou, para não correntistas, através de contas digitais abertas automaticamente para essa finalidade.

Calendário de Pagamento:

Mês de NascimentoData de Pagamento
Janeiro15 de fevereiro de 2024
Fevereiro15 de março de 2024
Março14 de abril de 2024
Abril15 de abril de 2024
Maio15 de maio de 2024
Junho15 de junho de 2024
Julho15 de julho de 2024
Agosto15 de agosto de 2024
Setembro15 de setembro de 2024
Outubro15 de outubro de 2024
Novembro15 de novembro de 2024
Dezembro15 de dezembro de 2024

drive_spreadsheetExportar para as Planilhas

Consulta e Saque:

  • PIS: O dinheiro do PIS é depositado na conta do trabalhador na Caixa Econômica Federal (CEF). Para saber se o valor já está disponível, consulte seu extrato ou acesse o aplicativo do banco. O saque pode ser feito em caixas eletrônicos, agências ou lotéricas.
  • PASEP: Para os servidores públicos e trabalhadores de empresas estatais, o pagamento do PASEP é feito pelo Banco do Brasil (BB). A consulta e o saque podem ser realizados em agências do banco mediante apresentação de documento de identidade.

Como Verificar a Elegibilidade e Realizar o Saque

Os trabalhadores podem consultar sua elegibilidade ao abono salarial através do aplicativo ou site da Caixa Econômica Federal para o PIS, ou do Banco do Brasil para o PASEP. É recomendável que todos os beneficiários verifiquem os detalhes da conta e as datas de depósito para garantir o recebimento correto do abono.

Para quem necessita sacar o valor, os procedimentos são simplificados. Basta se dirigir a qualquer agência dos respectivos bancos com um documento de identidade em mãos. Aqueles que optarem por movimentar o dinheiro digitalmente podem utilizar os aplicativos dos bancos para transferências, pagamentos e outras operações bancárias.

To Top