Benefícios

Cadastro Único: forma de saber os dados e as atualizações pela internet

Governo esclarece que não há previsão de redução no Programa Bolsa Família/2024
Programa Bolsa Família Foto: MDS

Cadastro Único: forma de saber os dados e as atualizações pela internet Quem está  inscrito no Cadastro Único  poderá consultar seu Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral por meio do aplicativo do Cadastro Único e também na versão web,  no endereço cadunico.cidadania.gov.br. Além disso, também serão exibidos os dados de identificação do Responsável pela Unidade Familiar, os dados da família e de seus membros.Na Consulta Simples, o usuário não precisa realizar o login Gov.br, mas precisa informar dados de identificação como Nome Completo, Data de Nascimento, Nome da Mãe e UF/Município onde está cadastrado, da forma como estão registrados no Cadastro Único, para que o cadastro seja encontrado na base de dados do Governo Federal.No acesso sem login, o cidadão poderá ter acesso à consulta simplificada de seu cadastro, à emissão e validação de Comprovante de Cadastro e à busca por Postos de Atendimento do Cadastro Único. 

Quem pode utilizar este serviço? Podem acessar os serviços de consulta aqueles cidadãos inscritos no Cadastro Único. Existem duas opções de consulta aos dados cadastrais: a Consulta Simples e a Consulta Completa.

Etapas para a realização deste serviço

Acessar Identificação Positiva A Consulta Simples pode ser acessada por meio de uma identificação positiva. Na versão simplificada, o cidadão poderá ter acesso à emissão e validação de Comprovante de Cadastro e à Busca por Postos de Atendimento do Cadastro Único. CANAIS DE PRESTAÇÃO  Aplicativo móvel :  Por meio do Aplicativo do Cadastro Único ou pelo acesso web no site do Ministério da Cidadania. O aplicativo pode ser baixado por meio das lojas de aplicativos Apple Store e Play Store ou acessado na sua versão web através do endereço cadunico.dataprev.gov.br/#/consultaSimples.

Acessar Consulta SimplesSendo identificado o cadastro, o usuário poderá visualizar na Consulta Simples o código familiar e sua situação cadastral, bem como a data da última atualização e a data limite para uma nova atualização cadastral. Além disso, também serão exibidos os dados de identificação do Responsável pela Unidade Familiar, os dados da família e de seus membros.CANAIS DE PRESTAÇÃO  Aplicativo móvel :  Por meio do Aplicativo do Cadastro Único ou pelo acesso web no site do Ministério da Cidadania. O aplicativo pode ser baixado por meio das lojas de aplicativos Apple Store e Play Store ou acessado na sua versão web através do endereço cadunico.dataprev.gov.br/#/consultaSimples DOCUMENTAÇÃO Documentação em comum para todos os casos

  • É necessário informar os dados de identificação como Nome CompletoData de NascimentoNome da Mãe e UF/Município onde está cadastrado, da forma como estão registrados no Cadastro Único, para que o cadastro seja encontrado na base de dados do Governo Federal.

TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPANão estimado ainda

Acessar Consulta Completa – Login Gov BRÉ necessário que o usuário realize uma autenticação por meio do seu login Gov.BR para ter acesso à Consulta Completa. Você poderá criar sua conta no portal Gov BR e, por meio de uma única senha, conseguirá acessar vários serviços digitais do Governo Federal, inclusive os do Cadastro Único. Saiba como criar a sua conta aqui.CANAIS DE PRESTAÇÃO  Web :  Acesse o siteTEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPANão estimado ainda

Acessar Consulta Completa Por meio da Consulta Completa, o usuário poderá verificar  os seus dados cadastrais (informações de código familiar, situação cadastral, data da última atualização, data limite para nova atualização) e os blocos de informação de Endereço da Família, Dados do Domicílio, Despesas, Integrantes da Família e Responsável pela Unidade Familiar.CANAIS DE PRESTAÇÃO  Aplicativo móvel :  Por meio do Aplicativo do Cadastro Único ou pelo acesso web no site do Ministério da Cidadania. O aplicativo pode ser baixado por meio das lojas de aplicativos Apple Store e Play Store ou acessado na sua versão web através do endereço cadunico.dataprev.gov.br/#/consultaCompleta. DOCUMENTAÇÃO Documentação em comum para todos os casos

  • Para consulta simples, o cidadão irá informar os dados de identificação como Nome CompletoData de Nascimento, Nome da Mãe e UF/Município, da forma que estão registrados no Cadastro Único, para que o cadastro seja encontrado na base de dados do Governo Federal.

TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA Não estimado ainda

Quanto tempo leva? Não estimado ainda Informações adicionais ao tempo estimadoEste serviço é gratuito para o cidadão. Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoEm caso de dúvidas, reclamações e sugestões, acesse o site da Ouvidoria do Ministério da Cidadania ou ligue no telefone 121 da Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania. A ligação é de graça e pode ser realizada por telefone fixo ou celular.Este é um serviço do(a) Ministério da Cidadania . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo. Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

  • Urbanidade;Respeito;Acessibilidade;Cortesia;Presunção da boa-fé do usuário;Igualdade;Eficiência;Segurança; eÉtica

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento. Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

To Top