Últimas Notícias

Ativistas dos direitos dos animais atacam retrato de rei Charles III com imagem de ‘Wallace and Gromit’

Ativistas do grupo Animal Rising atacaram, nesta terça-feira (11), um retrato do rei Charles III em uma galeria de Londres, cobrindo a sua cabeça com o rosto do personagem Wallace, da série de animação britânica Wallace and Gromit.

Em vídeo compartilhado pelo grupo na rede social X, dois ativistas aparecem colando o rosto de Wallace no do rei, acompanhados de uma mensagem denunciando o tratamento dado aos animais em fazendas que receberam o certificado da RSCPA, Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals.

“Dado que o rei Charles III é um grande admirador de Wallace e Gromit, não podíamos pensar em uma melhor maneira de chamar sua atenção sobre as cenas horríveis nas fazendas com certificado da RSPCA”, disse Daniel Juniper, um dos ativistas.

O retrato oficial de Charles III, pintado pelo famoso artista britânico Jonathan Yeo, está em exibição na Philip Mold Gallery, em Londres, desde meados de maio.

O proprietário da galeria assegurou que “não houve nenhum dano” na tela.

“Estávamos considerando que esse tipo de ação poderia acontecer”, acrescentou Philip Mould.

A Animal Rising se apresenta como uma organização que defende a criação de uma sociedade na qual o ser humano “compartilha uma relação positiva com os animais e a natureza”.

A organização dos direitos dos animais acaba de publicar um relatório denunciando o “sofrimento animal e uma crueldade horrível” em várias fazendas cujos produtos possuem o selo RSCPA, que supostamente garante boas práticas no manejo destes animais.

Defensor do meio ambiente e da agricultura sustentável, o rei é o patrono da RSCPA.

Um porta-voz da RSCPA disse estar “chocado” com esse ato de “vandalismo”.

No ano passado, ativistas da Animal Rising roubaram três cordeiros em Sandringham, na propriedade do soberano em Norfolk, no leste de Inglaterra, para denunciar a criação de animais para consumo.

To Top