Benefícios

Dados do INSS devem ser atualizados?

INSS Beneficio
rafapress/Shutterstock.com

Dados do INSS devem ser atualizados? Estar com as informações em dia garante agilidade no acesso aos serviços previdenciários e simplifica a vida do segurado. Confira o passo a passo.

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem tomado uma série de medidas para modernizar seus serviços e melhorar o reconhecimento de direito do cidadão. Entre elas, a central de serviços Meu INSS, que pode ser acessada por aplicativo ou site, é uma ferramenta para simplificar a vida dos segurados. Por meio desse canal é possível realizar consultas, fazer requerimentos, como aposentadoria, benefício por incapacidade temporária, pensão por morte, entre outros, além de fazer agendamentos sem precisar sair de casa.

Para continuar tendo acesso com agilidade aos serviços e benefícios oferecidos pelo INSS, é necessário estar com as informações sempre em dia. Dados desatualizados ou incorretos podem causar atrasos ou até mesmo a suspensão dos pagamentos. Dessa maneira, é fundamental que os cidadãos realizem a atualização cadastral das bases de dados do INSS, para evitar qualquer tipo de contratempo.

Para o segurado que ainda não está em gozo de benefício, é importante manter os dados atualizados para facilitar um processo de reconhecimento futuro. Ou seja, quando solicitado, o processo pode ser analisado e deferido em um tempo reduzido se comparado com a necessidade de acertar essas informações.

No caso do segurado que já usufrui dos serviços previdenciários, a atualização cadastral é ainda mais importante, para que não haja inconsistências na concessão dos benefícios, além de facilitar o contato entre o INSS e o cidadão.

“O cidadão tem na palma da sua mão, a qualquer tempo, as informações cadastrais (dados cadastrais/relações previdenciárias) que constam no INSS. O cadastro estando o mais atualizado possível permite ao filiado o exercício pleno de sua cidadania e o reforço na garantia da proteção social”, afirma a chefe do Serviço de Administração de Informações do Segurado da Superintendência Regional Sudeste III, Ingrid Galante.

Em caso de mudança de endereço, e-mail, número de telefone, alteração de nome ou atividade do segurado, é preciso solicitar a atualização através da Central de Atendimento telefônico 135 ou do site Meu INSS. Confira, a seguir, o passo a passo para realizar a atualização cadastral:

1. Acesse o site ou aplicativo “Meu INSS”

2. Faça login usando senha e usuário do Gov.br

3. Clique em “Novo Pedido”

4. Clique em “Atualização de cadastro e atividade”

5. Clique em “Atualizar cadastro e/ou benefício”

6. Por fim, basta preencher com os dados atualizados e enviar sua solicitação.

Se preferir, o segurado pode usar a central 135 para realizar os acertos cadastrais.

To Top