Últimas Notícias

Detran.RJ: 6.640 motoristas do Rio já renovaram a CNH de forma simplificada. Veja como fazer

Desde que simplificou o processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), há cerca de um mês, o Detran.RJ já emitiu 6.640 documentos pela nova modalidade. Com isso, os motoristas não precisaram agendar o atendimento presencial para iniciar o processo num posto do Detran.

Desde o início de julho, os usuários podem requerer a renovação da habilitação pelo site www.detran.rj.gov.br. É importante destacar, no entanto, que para acessar o serviço Posto Digital na web, o usuário precisa estar cadastrado no portal Gov.br, do governo federal.

Uma vez cadastrado, o interessado só precisa ir a um dos postos de atendimento do Detran.RJ, sem agendar, para tirar uma nova foto e fornecer suas impressões digitais. Depois disso, o condutor terá que voltar apenas pegar o documento.

A unidade onde será feita a fotografia e colhida a biometria é de livre escolha do motorista. O atendimento ocorre por ordem de chegada.

Pela internet, o usuário fica sabendo em que clínica médica deverá fazer exame de aptidão física e mental. Na página, ele também escolher o posto do Detran.RJ onde deseja pegar a nova carteira.A renovação simplificada da CNH não é obrigatória. O atendimento inicial com dia e hora marcados para atendimento nos postos continua a ser oferecido. Passo a passo para requerer a CNH

1 – Pagar o Duda de Renovação de CNH (Código 204-6), obtido no site do Bradesco2 – Acessar o Posto Digital, no site do Detran (www.detran.rj.gov.br), e clicar na aba “Habilitação”3 – Clicar na aba “Renovação da Habilitação Simplificada – Solicitar”4 – Preencher os dados exigidos e confirmar, em várias etapas, as informações apresentadas pelo sistema, incluindo dados biográficos e endereço de residência5 – Indicar o posto do Detran.RJ onde deseja pegar o documento e aceitar as condições do serviço digital6 – Na aba “Documentos Digitais”, imprimir os dois formulários: “Renach” e “Endereço de Clínica Médica”. O Renach deverá ser levado ao posto para a foto e a coleta das impressões digitais. Já o Endereço da Clínica servirá para o exame médico/psicológico 7 – Comparecer a um posto do Detran.RJ de sua escolha, em qualquer horário, sem necessidade de agendamento, para cadastrar biometria e fazer foto8 – Fazer o exame de aptidão física e mental na clínica credenciada ao Detran.RJ indicada no formulário9 – Buscar a CNH na unidade que foi escolhida ao preencher o requerimento no Posto Digital

To Top