Benefícios

Extrato do CNIS agora em seu celular

meu inss aposentadoria previdencia social

Extrato do CNIS agora em seu celular Se está pensando em requerer algum benefício no INSS, você precisa pegar o seu extrato CNIS para conferir as suas informações previdenciárias. Também conhecido como extrato de contribuições, é o documento que reúne todos os dados mais importantes para o INSS analisar se você preenche os requisitos do benefício. Aprenda como consegui-lo pelo celular e pela internet com este guia passo a passo.

O extrato CNIS INSS é um dos documentos mais importantes e utilizados por quem pretende requerer um benefício previdenciário ou para quem já tem um pedido em andamento.

Ele é utilizado pelos servidores do INSS como forma de verificar se você preenche os requisitos e consultar outras informações relevantes.

Por isso, é importante você verificar se está tudo correto com CNIS, sem pendências ou dados faltando.

Neste guia, você aprenderá a pegar esse documento pelo celular e pela internet.

Continue a leitura!

O que é o extrato previdenciário?

extrato previdenciário CNIS é o documento que tem as suas informações previdenciárias mais importantes.

Nele, constam os seus históricos de trabalho, remunerações, contribuições como autônomo ou facultativo, de benefícios concedidos (auxílios, pensões, aposentadorias etc) entre outros dados importantes.

O extrato é emitido com base nas informações que estão no banco de dados CNIS do INSS (gerenciado pelo Dataprev), ou seja, é um resumo de tudo o que o governo sabe sobre o seu histórico previdenciário.

Para que serve o extrato previdenciário?

Ele pode ser usado de muitas formas diferentes, principalmente para conferir se todos os dados estão corretos.

Como o extrato previdenciário captura automaticamente as informações do banco de dados, que é alimentado por meio de outros sistemas, provavelmente vai ser emitido com erros, com informações que não correspondem ao seu histórico de vida.

Por exemplo, é comum que conter anotação de pendências, sem algumas das remunerações e inclusive faltar períodos inteiros de contribuição.

Esses erros provavelmente vão interferir quando você precisar de algum benefício do INSS, inclusive a aposentadoria, podendo ser negado o seu direito por pequenos detalhes.

Sabendo disso, você pode pedir o acerto do CNIS antes de precisar de algum benefício, para evitar problemas futuros.

Por outro lado, você também pode usar o extrato previdenciário para acompanhar se as suas contribuições estão sendo feitas corretamente.

Passo a passo para conseguir o extrato CNIS pelo aplicativo (celular)

Existem diversas formas de conseguir o extrato CNIS, nas agências da previdência social, nos aplicativos de bancos e pelo sistema Meu INSS.

A melhor forma é pelo Meu INSS CNIS, pois você consegue pegá-lo pela internet ou pelo aplicativo, assim como o arquivo é emitido com informações completas.

Neste primeiro caso, você vai aprender a ver o extrato do INSS pelo celular

1. Baixe o aplicativo no Play Store ou Apple Store:

2. Aparecerá algumas informações ao acessar, é só clicar em avançar no topo da tela até o final:

3. Caso você já tenha utilizado algum serviço gov.br, poderá usar os mesmos dados para fazer login, caso contrário, clique em crie sua conta:

4. Após criar a conta, insira o seu CPF e clique em avançar:

5. Depois digite a sua senha e clique em avançar:

6. Depois clique em Autorizar na próxima página:

7. Pronto, você está na página inicial do Meu INSS, clique em Extrato de Contribuição (CNIS):

8. No rodapé da página, clique em baixar PDF:

9. Depois em Versão completa (vínculos e remunerações) e em Continuar:

10. Depois em Versão completa (vínculos e remunerações) e em Continuar:

Passo a passo para conseguir o extrato CNIS pela internet

1. O primeiro passo é acessar o site https://meu.inss.gov.br/central/#/login:

2. Caso você já tenha utilizado algum serviço gov.br, poderá usar os mesmos dados para fazer login, caso contrário, clique em crie sua conta:

3. Logo após o login, você deve clicar em Extrato de Contribuição (CNIS):

4. O sistema pode demorar para carregar, mas assim que finalizar, clique em Baixar PDF ao final da página:

5. Depois em Versão completa (vínculos e remunerações) e em continuar:

6. Vai ser feito o download de um arquivo chamado “extrato.pdf”:

Pronto, agora você já tem acesso ao seu histórico completo do extrato de contribuições CNIS.

Extrato Previdenciário Empresa

Caso você tenha uma empresa e deseja consultar o extrato das contribuições previdenciárias da pessoa jurídica, você pode fazer o pedido diretamente para o seu contador, que vai providenciar o documento.

Você também pode Consultar o Extrato de Contribuições da Empresa pela internet:

1. Após acessar o site http://gps.receita.fazenda.gov.br/, digite o CNPJ e a sua senha. Caso não saiba a senha, verifique com o seu contador:

2. No campo competência, insira o mês para o qual deseja a consulta, neste formato 032015, por exemplo. Os dados disponibilizados pelo sistema serão referentes ao mês indicado e aos 11 meses anteriores, ou seja, você pode imprimir os extrato anualmente:

Por meio desse procedimento, você pode acompanhar o INSS pago pela empresa e verificar a existência de alguma pendência.

Quanto tempo leva para GPS aparecer no extrato CNIS?

Em regra, após 5 dias do pagamento é para o banco de dados CNIS ser atualizado e, por via de consequência, a informação aparecer no extrato.

Passo a passo para conseguir o extrato CNIS pela Caixa

Você também pode consultar o seu extrato CNIS pelo aplicativo do banco Caixa.

Também é possível conseguir por outros bancos, como o Banco do Brasil, o procedimento é bem similar.

Embora seja um meio simples de consulta, é meu dever te alertar que o extrato previdenciário obtido por esses meios não tem todos os detalhes do que o documento emitido pelo Meu INSS.

Esclarecido isso, vamos ao passo a passo:

1. Logo ao acessar o aplicativo, você encontrará a opção “fgts e inss”, clique sobre ela:

2. Vai aparecer opções na lateral, clique em “INSS”:

3. Depois clique em “Extrato Previdenciário”:

4. Logo vai aparecer o extrato, para salvar, clique no ícone de compartilhar ao lado de “SAIR”:

5. Dessa forma, você pode compartilhar/salvar uma imagem do extrato com os principais períodos de tempo de contribuição.

6. Caso você queira ter acesso ao histórico salarial, você deve clicar sobre cada um dos seus vínculos, vai aparecer uma imagem parecida como essa:

Você também pode compartilhar o histórico de contribuições de cada vínculo.

Você aprendeu a consultar o extrato CNIS de três formas diferentes, mas ter acesso a eles é só o primeiro passo.

O importante é saber o que fazer com esse monte de informações e como eles podem influenciar o na sua aposentadoria e outros benefícios do INSS.

Para saber o que fazer em seguida, você pode ler sobre os mais de 44 tipos de pendências que um extrato CNIS pode ter e como resolvê-los na prática.

Maicon Alves

SÓCIO-FUNDADOR

Formado pela Universidade do Vale do Itajaí -Univali, foi homenageado com o prêmio mérito estudantil pelo destaque no aproveitamento acadêmico, na participação e realização de atividades técnico-científicas e nas vivências de valores e atitudes éticas durante a vida acadêmica. Fundador da Advocacia Alves, mantém um blog sobre Direito Previdenciário, além de publicar em diversos sites jurídicos. Integrante da Comissão de Direito Previdenciário Regime Geral da OAB/SC. Pós-graduando em Direito Previdenciário pela Universidade do Vale do Itajaí. Parceiro Alves Advocacia

To Top