Benefícios

Finanças em cinco passos para se organizar

Finanças em cinco passos para se organizar. Toda virada de ano o brasileiro fica preocupado com as contas que mexem muito com o bolso logo no início do ano, ainda mais para quem tem filhos em idade escolar: IPTU, IPVA, material e matrícula da escola, faturas de cartão de crédito, que costumam vir pesadas no início do ano por conta dos gastos com presentes e artigos para as ceias de Natal e Réveillon.

De continha em continha, o consumidor fica com um “contão” que arrebenta o orçamento doméstico logo de cara. E como fazer para se livrar dessas contas “velhas” e as novas? Uma sugestão de especialistas é trocar a dívida cara por uma mais barata. Outra é se organizar.

O DIA pegou umas dicas com especialistas e vai mostrar como é possível mudar o consumo e passar um 2021 sem a famosa corda no pescoço Confira no alto as orientações de Felipe Lemos, diretor da Bom Pra Crédito.


Economizar e fazer uma reserva financeira por conta da covid-19 é a orientação do professor Gilberto Braga, que é economista do Ibmec e da Fundação D. Cabral. “Os hábitos mudaram abruptamente em 2020. Gasta-se mais com o supermercado, com a alimentação e itens de limpeza. Também com medicamentos para quem adoeceu na família”, diz.

contas dívidas
contas dívidas

E complementa: “Daí a necessidade de fazer uma reserva financeira, uma vez que os casos estão aumentando e ninguém tem certeza quando a vacina estará disponível e a população imunizada”.
E como fazer para economizar? O professor dá a dica: “É preciso elaborar, ainda que seja um pequeno orçamento, eliminando os itens supérfluos e fixando um valor mínimo para guardar todo mês. Se der para poupar mais, ótimo, coloca na poupança”. Fonte O Dia

To Top