Agronégocio

México abre mercado para importação de carne suína do Brasil

SÃO PAULO (Reuters) – O governo do México anunciou nesta segunda-feira a autorização para importação de carne de suína do Brasil, por meio do órgão Senasica, responsável pelo controle da produção e comércio internacional de alimentos no país, informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) em nota.

As habilitações são das plantas frigoríficas do Estado de Santa Catarina que, à época da solicitação de acesso às autoridades mexicanas, era a única região brasileira reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como livre de aftosa sem vacinação.

“O México é, historicamente, um dos três principais destinos das exportações globais de carne suína, com volumes próximos a 1 milhão de toneladas. Falamos de aproximadamente 10% do trade global”, disse no comunicado o presidente da ABPA, Ricardo Santin, que considerou a abertura uma importante conquista para a cadeia produtiva.

De acordo com a associação, as exportações brasileiras deverão ser direcionadas aos processadores mexicanos, evitando concorrência com a produção local de suínos.

“Envidaremos esforços para ampliar a habilitação para plantas das novas áreas reconhecidas pela OMSA como livre de aftosa sem vacinação, como Rio Grande do Sul e Paraná, ampliando ao máximo a capacidade de fornecimento de produtos brasileiros à população do México.”

No sábado, o governo da Argentina anunciou que as autoridades mexicanas deram luz verde para a importação de carne bovina desossada produzida no país sul-americano.

O anúncio veio após oito anos de negociações entre os dois países e mais de uma década desde que o México importou pela última vez esses cortes da Argentina.

(Reportagem de Nayara Figueiredo)

To Top