Os beneficiários do Bolsa Família e pessoas inscritas no Cadastro Único que buscam qualificação profissional, têm novas oportunidades por meio do Plano Progredir. Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional por meio do Pronatec Oferta Voluntária.

Os beneficiários do Rio de Janeiro podem se inscrever nos cursos de hotelaria e construção civil, por exemplo. Já na área de comunicação, são oferecidas vagas em todo o Brasil. Os cursos são online ou presenciais e os beneficiários recebem certificados de participação.

Para participar, os interessados devem se cadastrar no Portal Progredir do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Ao concluir o cadastro, será possível fazer a pré-matrícula no curso escolhido. A confirmação da inscrição será enviada ao candidato, de acordo com o e-mail cadastrado, pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional de Tecnológica (Sistec).

O Pronatec Oferta Voluntária é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que conta com cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

Para saber sobre as vagas disponíveis e prazo das inscrições, acesse o Portal Progredir. 

Saiba mais:
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, o Progredir é um plano de ações voltado às famílias de baixa renda para o acesso ao empreendedorismo, à qualificação profissional e ao mercado de trabalho. A estratégia conta com assistência técnica para microempreendedores ou pessoas com potencial para empreender em todo o país, além de ações de inclusão digital, educação financeira e vagas em cursos profissionalizantes.

Cursos oferecidos no Rio de Janeiro:
Construção Civil – Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci/RJ)
Hotelaria – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/RJ)/Inscrições até 22/08/2018
Comércio e serviço – Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec/RJ)

Cursos oferecidos em todo o Brasil:
Negócios – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SP)
Negócios – Aliança Empreendedora
Comunicação, Marketing, Vendas e Produção de Evento – Instituto Coca-Cola / Inscrições até 20/07/2018
Meio rural – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)

Progredir: cursos de capacitação estão com inscrições abertas
To Top