MDS e Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) estudam parceria para o Progredir

edital novo fies 16022018

edital novo fies 16022018

O ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, recebeu o presidente nacional do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Antônio Jacinto Palma, nesta quarta-feira (9), em Brasília. O encontro teve como objetivo estudar uma futura parceria entre o centro e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

A ideia é incluir jovens e estagiários que participam do Programa Aprendiz do CIEE no Progredir, plano do governo federal que reúne ações de qualificação profissional, incentivo ao empreendedorismo e acesso ao mercado de trabalho. Atualmente o CIEE possui 420 mil estagiários e 100 mil jovens aprendizes e está presente em 385 municípios do Brasil.

Um novo encontro será marcado para os próximos dias. Na ocasião, também estavam presentes o secretário adjunto da Secretaria de Inclusão Social Produtiva (SISP), Rodrigo Zerbone; a diretora da Rede Socioassistencial Privada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Maria Amélia Sasaki; e representantes do CIEE no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

MDS capacita gestores municipais para Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

Mais de 150 gestores municipais de Santa Catarina, Paraná e do Rio Grande do Sul estão sendo orientados sobre como participar da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, ação coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O evento foi promovido em Balneário Camboriú (SC), nesta quarta-feira (9), e marca uma série de sete capacitações previstas para todo o país. O próximo encontro está agendado para 16 de maio, em Goiânia, e reunirá os Estados de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Ao aderir à estratégia, Estados e municípios assumem o compromisso de garantir o direito dos idosos, promovendo ações que gerem uma maior qualidade de vida e o envelhecimento saudável e ativo dessa população, principalmente daqueles inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Durante a capacitação desta quarta, o município de Balneário Camboriú e o Estado de Santa Catarina aderiram à ação federal. A cidade catarinense já executa mais de 80 oficinas voltadas para os cerca de 30 mil moradores com mais de 60 anos.

À frente da Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do MDS, Halim Girade reforçou que o apoio dos municípios à estratégia fortalece a parceria entre diversas áreas do governo local. “A adesão significa que o município tem passos a seguir na garantia dos direitos dos idosos. Como na questão da saúde, no combate à hipertensão e ao diabetes, na construção de calçadas e na prevenção de quedas, por exemplo. Todas as ações relativas aos idosos ficam transparentes. Quem beneficia-se de todo o processo é a pessoa idosa, porque fica sabendo se a política está sendo efetivada”, explicou.

Para a secretária da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú, Cristina Barichello, a certificação do governo federal irá reforçar as ações que a gestão local vem desempenhando.  “Teremos mais subsídios para implantar as políticas e o idoso vai receber os benefícios por meio de um atendimento mais qualificado, terá uma vida melhor, com acesso aos serviços públicos. Uma cidade adaptada para o idoso é adaptada para qualquer faixa etária.”

Adesão voluntária – Os municípios podem aderir ao projeto e desenvolver suas iniciativas voluntariamente, com a orientação dos governos federal e estadual. No momento da adesão, eles recebem um certificado que será preenchido por até cinco estrelas, à medida que forem cumpridas as etapas estabelecidas pela estratégia.

O Brasil tem hoje 29,6 milhões de idosos, sendo que 6 milhões estão no Cadastro Único. A Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa é desenvolvida pelo MDS em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Humano, da Saúde e dos Direitos Humanos, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).