X

Empréstimos para idosos pelo INSS que são absurdas serão analisadas

Empréstimos para idosos pelo INSS que são absurdas serão analisadas. Idec pede providências ao INSS sobre oferta abusiva do empréstimo consignado a aposentados em 2019. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) notificou o INSS para que tome providência sobre práticas abusivas na oferta de empréstimos consignados a aposentados e para que explique como funciona os convênios realizados com as instituições financeiras. Muitas pessoas acabam sendo informadas da liberação do benefício através do assédio dos bancos na oferta de crédito, o que dá indícios de que há vazamento de dados. Segundo o instituto, a prática dos bancos ainda colabora para o superendividamento de mais de 60 milhões de brasileiros.

Na carta enviada pelo Idec ao INSS, o instituto requer ainda que seja criado um canal específico de atendimento ao idoso, para recebimento de queixas sobre as práticas abusivas de oferta de crédito e que seja oferecida, no momento de pedido do benefício, uma cartilha com orientações e alertas para o risco de ligações de instituições financeiras e indicando o canal de reclamação.

Relacionadas

Para orientar os consumidores sobre o assédio na oferta de crédito consignado, o Idec lançou, nesta segunda-feira, um especial “Golpe da Aposentadoria” com os cuidados que devem ser adotados e canal direto para denúncia ao INSS . Quem foi vítima dessa prática abusiva dos bancos pode fazer seu relato em formulário disponível no guia do instituto .

O pedido de atenção ao problema e de atuação para solução de vazamento dos dados dos aposentados também foi feito pelo instituto em ofícios enviados para os ministros da Justiça e Segurança Pública (Sérgio Moro) e da Economia (Paulo Guedes), para a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), para a Procuradoria Geral da República (PGR), para o Banco Central, para as Comissões de Defesa do Consumidor e da Pessoa Idosa, da Câmara dos Deputados, e para a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor, do Senado Federal.