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Black Friday
No próximo dia 22, especialistas do @proconsp estarão em estações
do metrô e da CPTM orientando os consumidores
Em mais uma ação que acontece nas estações do Metrô e da CTPM, especialistas em defesa do consumidor do @proconsp, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, orientarão os consumidores sobre a Black Friday, evento que acontece no próximo dia 29 com descontos promovidos por diversos estabelecimentos comerciais.
No dia 22 de novembro (sexta-feira), os consumidores que estiverem passando pelas estações do metrô Chácara Klabin, Consolação, Itaquera, Higienópolis, Liberdade e Tatuapé, entre 10 h e 14 h, e nas estações da CPTM Pinheiros (das 6 h às 10 h) e Tamanduateí (das 10 h às 14 h) receberão orientações sobre a importância de pesquisar com antecedência e de não fazer compras que comprometam o orçamento, sobre como fazer denúncias em caso de oferta enganosa e reclamar seus direitos e poderão tirar suas dúvidas.
Desde 18 de outubro, quando as ações de orientação tiveram início, já foram mais de quatro mil atendimentos nas estações do metrô e da CPTM.
Veja o vídeo com as dicas do diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez.
Dicas
Recomenda-se que o consumidor faça uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto. Importante também fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços.
Observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.
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O consumidor deve evitar clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, fazendo sempre a consulta da página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site.
Ao fazer a compra online, é importante salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e a confirmação do pedido.
Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.
Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.
Nas compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, o consumidor deve verificar se o preço será alterado no carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem 7 (sete) dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto).
Procon-SP
Assessoria de Comunicação